Fórum de ideias
Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".
Postado em 23 de novembro

Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).
Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?
Foto: Claudio Olivares Medina
IDEIAS
Usando a bicicleta no cotidiano em São Paulo, capital
Por gugamachado em 23/11/2010
Para mim, o uso da bike em SP em meu cotidiano ainda é parcial, por questões principalmente relacionadas a segurança. Em uma cidade do tamanho de SP, e com o trânsito absurdo e desregrado que enfrentamos, as bicicletas infelizmente não são bem vindas. Ainda quando meu compromisso está a uma distância de no máximo 10 km de casa, e tenho a opção de ir por ruas menos movimentadas, minha opção é sempre ir de bike.
Porém, minha sensação é a de ser um verdadeiro "intruso"! Praticamente não temos ciclovias funcionais em SP (eu chamo de ciclovia funcional um espaço separado, sinalizado e reservado exclusivamente para bicicletas, a semelhança da ciclovia de Santos), o que nos faz na maioria das vezes dividir o transito com veículos muito maiores e mais rápidos. E, apesar da lei do 1,5 metro de distância mínima do ciclista que os demais veículos devem manter, sabemos que na prática isto quase nunca é observado. Aqui não quero estimular uma guerra em busca de "culpados", mas somente transmitir a sensação que tenho toda vez que utilizo a bicicleta como meio de transporte. E tenho uma dúvida: em boa parte das avenidas de SP temos um vasto canteiro central, e que na maioria das vezes não é utilizado, pois quase ninguém caminha por esta via. Porquê será que não se revertem estes espaços em ciclovias? Já imaginaram como ficaria a av. Brasil, o corredor Domingos de Moraes - Av. Paulista, a av. Faria Lima e outras tantas que temos por aqui?
Comentário
Comente Você Também
Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: