Fórum de ideias
Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".
Postado em 23 de novembro

Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).
Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?
Foto: Claudio Olivares Medina
IDEIAS
Campanha por chuveiros nas empresas
Por Daniel Bouts em 26/08/2011
Moro na cidade do Rio de Janeiro e faço uso frequente da bicicleta como meio alternativo de transporte. O Rio tem uma malha cicloviária invejável, tanto em quantidade como em qualidade, principalmente ao longo da orla.
Durante um ano eu fiz a experiência diária de percorrer de bicicleta uma distância de 10 km, da minha casa ao trabalho. Como no meu trabalho não existem nem bicicletários, nem chuveiros disponíveis para os empregados, eu tive que me associar a um clube no centro da cidade para tomar banho, enquanto que a bicicleta ficava amarrada em um poste na rua mesmo. Além do receio de não encontrar a bicicleta na volta, havia a questão que este clube ficava no terceiro andar de um prédio a cinco quadras do meu trabalho, ou seja, eu levava mais tempo para tomar banho e depois me encaminhar ao trabalho, do que o percurso de bicicleta efetivamente.
Tudo isso poderia ser evitado se ao menos a empresa oferecesse vestiários com chuveiros aos seus funcionários, pois aqui no Rio o calor é intenso em boa parte do ano. Mas infelizmente as empresas de um modo geral não se mostram muito interessadas ou sensibilizadas para a questão do transporte alternativo e os benefícios auferidos. Acredito que os governos podem e devem exercer um papel decisivo no engajamento das mesmas nesta questão, seja através de campanhas informativas e ou benefícios fiscais, por exemplo. Mas mais boas idéias podem surgir para melhorar essa questão.
Comentário
Comente Você Também
Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: