Fórum de ideias
Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".
Postado em 23 de novembro

Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).
Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?
Foto: Claudio Olivares Medina
IDEIAS
Atrelar a venda de carros à venda de bicicletas.
Por Rafael David Armano em 24/02/2011
Estudo engenharia urbana e ambiental e andei pensando sobre como fomentar o uso da bicicleta na metrópole. A conclusão a que cheguei é que não dá pra fazer ciclovia pra pouco ciclista e não dá pra fazer ciclista pra pouca ciclovia. O ciclo vicioso não vai ser quebrado tão cedo porque é simplesmente muito mais confortável (embora mais estressante e custoso) andar de carro. Mas se uma lei municipal obriga todas as concessionárias e revendedoras de usados a darem uma bicicleta junto com todo veiculo vendido, de repente, um numero enorme de bicicletas entraria nas casas paulistas.O impacto na indústria de bicicletas, que não sofre grandes pressões para crescer seria imenso. E, já que está lá encostada em casa, logo a bicicleta se tornaria um novo hobby, no domingo no parque, na ida e volta à padaria, e um dia, quem sabe, nas viagens motivo-trabalho.
isto também seria uma nova forma de competitividade entre as concessionárias que, por exemplo, iriam mais adiante do que o mero cumprimento da lei, e venderiam racks com os utilitários esportivos, bikes dobráveis (as minhas favoritas) com os compactos e infantis para os carros de família. Todo mundo ganha.
Comentário
Comente Você Também
Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: