Dia 09 de Maio é o Dia de Ir de Bike ao Trabalho!
O dia De Bike ao Trabalho em 2014 acontecerá no próximo dia 9 de maio, segunda Sexta-feira do mês, e é inspirado no Bike To Work Day, um evento anual realizado em várias partes do mundo para mostrar que a bicicleta é uma opção viável de transporte para o trabalho.
O movimento começou nos Estados Unidos, em 1956, organizado pela League of American Bicyclists. No Brasil este será o segundo ano de ação em âmbito nacional com a rede do Bike Anjo.
Nessa 2ª edição estão sendo realizados desafios semanais!
Em cada desafio organizações, empresas, governos ou mesmo indivíduos poderão se engajar e fazer sua parte. E o mais legal que esses desafios ficam valendo mesmo após o dia 9.
Desafio De Bike ao Trabalho #1 - Missão Recicletas. Trata-se de dar a missão para as pessoas darem vida a uma bicicleta abandonada e levá-la de volta às ruas. Estamos com 10 cidades articuladas para fazer um mutirão de reforma e doação de bicicletas, dentre elas Aracaju, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, dentre outras. Em São Paulo o mutirão aconteceu durante um movimento de revitalização de uma praça no bairro de Pinheiros e teve 13 bicicletas recicladas.
Desafio de Bike ao Trabalho #2 - #CompartilhaRuaAe. O desafio foi baixar e imprimir uma cartilha simples para as pessoas distribuírem no trânsito com 5 dicas para motoristas e 5 para ciclistas. Pela inscrição temos um indicativo de que mais de 29 mil panfletos já foram espalhados pelo Brasil.
Desafio de Bike ao Trabalho #3 - Leve alguém de bike ao trabalho. Como o nome já diz, consiste em levar alguém para o trabalho de bicicleta, engajando mais pessoas a participarem dessa campanha, e como incentivo, cada um que fizer um vídeo ou foto desse acompanhamento e nos mandando o link, receberá um brinde do Bike Anjo.
Além dos desafios, até agora já foram cadastradas quase 30 atividades em 13 cidades de 10 Estados do país. Aqui estão algumas delas:
Bike Anjo BH (Belo Horizonte/MG): Concurso fotográfico com o tema de Bike ao Trabalho; Café da manhã para ciclistas no dia 09/05; distribuição da cartilha de Bike ao Trabalho durante o dia 09/05; Pedal do Happy Hour no dia 09/05, encerrando em um bar com a entrega dos prêmios do concurso de fotos .
Pedal Pai D’égua (Belém/PA): Incentivar a população em geral a ir de Bike ao Trabalho no dia 09 de Maio. Dessa forma serão coordenados trajetos, saindo de Belém do Pará, passando pela cidade de Ananindeua e chegando a Marituba, que faz parte da região metropolitana. A saída será às 06:00. A volta será da mesma forma, saindo às 18:00.
Pedal Sonoro (Niterói/RJ): O Pedal Sonoro é uma atividade quinzenal que acontece em Niterói/RJ desde dezembro de 2013, tendo realizado 9 edições até então. O Pedal Sonoro ocupa, discute e resignifica o espaço urbano através de passeios de bicicletas com música temática, difundindo a cultura da bicicleta e contribuindo para a mobilidade urbana.
Bike Pinhais (Pinhais/PR): será promovido às quartas o Bike Night na cidade de Pinhais-PR para promover a prática do ciclismo tanto para esporte como meio de transporte.
Servidores do Senado Federal (Brasília/DF): Um grupo de servidores do Senado tem se mobilizado para pleitear junto à administração do órgão a disponibilização de infraestrutura de apoio aos ciclistas: bicicletário, vestiários, chuveiros, armários e atualização das normas de vestimentas para autorizar a circulação em determinadas áreas externas em roupas esportivas. Será realizado no dia 9/5 o 2º Bicicletaço do Senado, juntando os servidores para pedalar e mostrar que a bicicleta veio para ficar.
Ciclovida - Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Fortaleza/CE): Promoção: a foto “De Bike Ao Trabalho” mais curtida, com a hashtag #FortalezaDeBikeAoTrabalho, ganhará uma camiseta da Ciclovida. A noite tem Happy Hour de Bike a partir das 17h, no Bar do Mincharia, na Praia de Iracema.
Bike Anjo SP (São Paulo/ SP): No dia 09 de maio, haverá um café da manhã gratuito para todos os ciclistas que passarem pela Ciclovia da Faria Lima no cruzamento com a Avenida Rebouças das 7h às 10h. Além disso, haverá o Bike Check Up, para dar uma rápida revisada nas bikes de quem parar por lá para tomar um café. A partir das 19h haverá um Happy Hour dos ciclistas no espaço Las Magrelas + oGangorra - Rua Mourato Coelho, 1344 - Pinheiros.
Essas e outras iniciativas podem ser vistas em nosso Mapa.
No site, já são mais de 660 pessoas que aderiram a nossa campanha, que irá resultar em uma pesquisa sobre ir de bike ao trabalho. Além disso, é possível encontrar diversas cartilhas com dicas de como pedalar ao trabalho ou como organizar sua empresa, organização ou governo para promover o uso da bicicleta.
Parceiros: a iniciativa já conta com mais de 60 parceiros entre que estão ajudando na promoção da campanha em suas regiões e realizando ações. A lista de parceiros se encontra AQUI.
O dia De Bike ao Trabalho é uma oportunidade para realizar o máximo de atividades possível e ampliar a cultura da bicicleta dentro das organizações brasileiras e mostrar que a bicicleta é uma ferramenta para trazer mais qualidade de vida e motivação aos profissionais.
E o EVDB apoia esta iniciativa!
Serviço:
O que: De Bike Ao Trabalho 2014
Data: 09 de maio de 2014
Realização: Bike Anjo
Parcerias: mais de 60 parceiros por todo o Brasil
Saiba mais: debikeaotrabalho.org
Contato: [email protected] , [email protected]
Telefone: (11) 99680-6781
Um Comentário Envie seu Comentário
Compartilhar Facebook Twitter