Tags:bicicleta, bicicletas, destaque, evento
Desafio Intermodal em São Paulo
Já estamos na semana do Dia Mundial Sem Carro e uma série de eventos estão programados para ajudar a conscientizar a população sobre a importância do uso de meios alternativos de transporte. Um desses eventos, que já acontece há alguns anos na cidade de São Paulo, é o Desafio Intermodal, que busca mostrar quais são os meios de transporte mais eficientes nos grandes centros urbanos.
Neste ano, cerca de 20 pessoas devem participar do desafio nos mais diferentes modais: carros, motos, bicicletas, cadeirantes, patinadores, skatistas e até um helicóptero. O desafio busca mostrar as várias possibilidades de se locomover pela cidade além de analisar o desempenho do transporte público ano a ano.
O Desafio Intermodal não se trata de uma corrida para ver quem chega primeiro. Eles serão testados pelo tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo que cada um gera e quantos quilos de gás carbônico emitem. Ou seja, não basta chegar em primeiro lugar, os impactos ambientais também serão importantes.
No evento, todos os participantes devem obedecer às regras de trânsito e de convivência. Não há espaço para o “vale tudo”. Além do código de trânsito, o desafio também impõe uma série de regras para garantir a mesma chance a todos os participantes.
O tempo oficial registrado será válido para o deslocamento completo da pessoa, e não de seu modo de transporte. Ou seja, será computado o tempo que um motorista de carro leva para encontrar um local para estacionar, por exemplo. Como o ciclista desmontado se equipara a um pedestre, o único veículo que não será necessário estacionar é a bicicleta.
No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito, os pedestres terão que atravessar na faixa, a não ser que ela esteja a mais de 50 metros. Nesse caso, segundo o art. 69 do CTB, ele poderá atravessar no local que considerar mais seguro. O pedestre corredor terá que correr na calçada, caso isso não seja possível, será tolerado que ele use a rua.
Veja abaixo a programação do Desafio Intermodal de SP:

17h00 – Início da Concentração Na Praça Gal. Gentil Falcão
17h50 – Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio
18h00 – Será realizado um contato telefônico com um representante da organização do desafio, lá na Prefeitura e ele dá a largada pelo viva-voz do celular. Nesse momento as pessoas se dirigem até o seu modal e cada um faz o trajeto que achar mais conveniente.
18h30 – Previsão de chegada dos primeiros participantes em frente à Prefeitura de São Paulo
20h00 – Previsão de chegada do último participante
Local e data:
16 de setembro de 2010 (quinta-feira)
Partida: Praça General Gentil Falcão – Brooklin (Altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini) (ver mapa)
Chegada: Prédio da Prefeitura ao lado do Viaduto do Chá.
- Via Fixa Sampa
Nenhum Comentário Envie seu Comentário
Compartilhar Facebook Twitter