Houston na web Youtube Flickr RSS

Blog Vou de Bike

Postado em 13 de maio por leandro

Tags:,

As influências climáticas na pedalada

Bicicleta na Chuva

Costumamos dizer que um dos maiores inimigos do ciclista é o clima, desde que este nos pegue despreparados!

O sol pode castigar o ciclista e a chuva pode esconder buracos no asfalto e ainda atrapalhar na hora de usar o freio. Portanto, esteja preparado para as mudanças climáticas e saiba como evitar acidentes nas mais variadas condições.

Quando pedalamos em dias ensolarados, é comum que o nível de raios ultra-violeta aumente, por isso é muito recomendado usar óculos com proteção aos raios UV. Além disso, o óculos também protege contra pequenos detritos do asfalto, levantados pelos carros que passam, até pequenas folhas, galhos e poeira, como já comentamos no post sobre equipamentos recomendados para uma pedalada mais segura.

Em dias de sol, o ciclista também deve dar atenção especial à hidratação do corpo, que acaba perdendo muito mais líquidos em dias quentes. A pele deve ser sempre protegida com creme ou gel bloqueador solar. Não se esqueça da nuca, que fica muito exposta na bicicleta, e também dos braços e mãos, caso não esteja usando luvas. Usar roupas claras também ajuda a dissipar o calor.

Pedalar na chuva é possível, mas você deve tomar cuidado redobrado. Com o chão molhado, reduza sempre a velocidade. Além de diminuir a visibilidade e a audição tanto do ciclista quanto do motorista, a pista molhada reduz a aderência dos pneus ao solo, fazendo com que a distância de frenagem da bicicleta aumente ou se torne irregular. Por isto, nesta situação, utilize o freio delicadamente.

Se houver muita água acumulada na pista, tome cuidado e desvie das poças, que podem esconder algum buraco no asfalto. Quando chove, o ciclista também deve ter cautela ao passar sobre paralelepípedos, tampas de bueiros e sinalização pintada no solo, que se tornam um “sabão” quando molhados. Ao pedalar durante a noite ou sob chuva, utilize sempre um farolete de iluminação para aumentar sua segurança. E capacete sempre, né?!

Com essas dicas, você vai ver como é possível pedalar sob as mais adversas condições. Mesmo que você não planeje pedalar na chuva, nunca se sabe quando o tempo vai virar e às vezes pode ser impossível fugir do temporal.


Comentário

  • [...] This post was mentioned on Twitter by euvoudebike.com. euvoudebike.com said: Bom dia, pessoal! Publicamos no blog algumas dicas para você pedalar sempre, faça chuva ou faça sol :-) http://bit.ly/cCzQ0F [...]

    Tweets that mention Eu Vou de Bike » As influências climáticas na pedalada — Topsy.com topsy.com/trackback?utm_source=pingback&utm_campaign=L1&url=euvoudebike.com/2010/05/as-influencias-climaticas-na-pedalada
  • parabéns pela iniciativa. tenho 45 anos, sou médico, e desde os 13 anos sempre pedalei muito: colégio, universidade, night, sítios e viagens sempre na magrela. Certa vez, indo de juiz de fora fora-mg a cabo frio-rj parei em teresópolis para dormir e fiquei em um hotel c/ a bike no quarto, dormindo ao lado. Aos 23 anos vim para o rio e nunca mais pedalei assim. vocês estão me fazendo sentir saudades. acho que tá na hora de voltar….

    eduardo macedo

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: