Fórum de ideias
Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".
Postado em 2 de julho

Bicicleta na cidade. No Brasil, já existem algumas iniciativas das Prefeituras para melhorar as condições para os ciclistas que pedalam nas cidades. Porém, a maioria das cidades brasileiras ainda está longe de ter condições boas e seguras para os ciclistas circularem no trânsito urbano. Nós já publicamos aqui alguns exemplos de cidades no mundo onde as bicicletas convivem perfeitamente com os carros e ônibus (Copenhague, Utrecht, Toronto).
O fato é que muita coisa precisa ser feita no Brasil, aliando criatividade com a experiência de outras cidades no mundo.
Quais são as suas idéias?
IDEIAS
Uma faixa a menos para os carros.
Por Eu Vou de Bike em 02/07/2010
Costumo dizer que problemas complexos muitas vezes podem ser resolvidos com idéias simples. Sempre me passou pela cabeça que as ruas poderiam ter suas faixas da direita proibidas para estacionamento e descarga.
Dificultar o estacionamento de carros nas ruas obriga o uso de transportes alternativos, como a bicicleta. Mais de 60% dos percursos realizados de carro levam as pessoas a lugares entre distâncias menores que 5Km - Um absurdo de consumo de combustível, tempo, paciência e dinheiro.
As faixas proibidas para estacionamento poderiam se tranformar em ciclo faixas, para uso exclusivo de bicicletas. A cidade contaria com uma grande malha de ciclovias, a um custo baixíssimo. É preciso parar de pensar na bicicleta como uma opção de lazer e sim como solução para o transporte.
Comentário
Comente Você Também
Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: