Fórum de ideias
Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".
Postado em 2 de julho

Bicicleta na cidade. No Brasil, já existem algumas iniciativas das Prefeituras para melhorar as condições para os ciclistas que pedalam nas cidades. Porém, a maioria das cidades brasileiras ainda está longe de ter condições boas e seguras para os ciclistas circularem no trânsito urbano. Nós já publicamos aqui alguns exemplos de cidades no mundo onde as bicicletas convivem perfeitamente com os carros e ônibus (Copenhague, Utrecht, Toronto).
O fato é que muita coisa precisa ser feita no Brasil, aliando criatividade com a experiência de outras cidades no mundo.
Quais são as suas idéias?
IDEIAS
Calçada de um lado só da rua.
Por Aldo em 20/03/2012
Bom, minha idéia é a seguinte:
Ruas mais estreitas, calçadas e ciclovias mais largas. De um lado da via seria construída uma ciclovia com dois sentidos de circulação e do outro lado da via seria construída a calçada para pedestres (também com dois sentidos de circulação, pra evitar os mal educados que teimam em esbarrar em todo mundo), com faixas de travessia de pedestres a cada quarteirão.
Os veículos continuarão existindo e a necessidade deles para algumas pessoas não pode ser substituída por uma bicicleta. Porém, os motoristas que perceberem que existe uma alternativa e uma estrutura para circulação de meios alternativos com certeza optariam pelo meio mais vantajoso.
Sei lá. Não é super ecológico no sentido de tirar carros da rua, mas isso resolveria em curto prazo a falta de estrutura para os ciclistas e fomentaria a cultura do deslocamento com bicicletas, já que o motorista percebe que está ficando para trás no engarrafamento enquanto a bicicleta vai passando livremente.
Digo isso porque moro SOMENTE a 10km do meu trabalho mas NÃO TENHO CORAGEM de colocar minha bike na estrada pra ir trabalhar já que não existe qualquer estrutura pro ciclista. Com certeza se houvesse eu seria um carro a menos na via.
Conheço muitas outras pessoas assim. Assim como também conheço quem arriscou e se acidentou. E alguns gatos pingados que arriscaram e se arriscam diariamente e ainda não aconteceu nada, Graças a Deus!
Sei lá, não pensei na idéia por completo ainda... pode ter inúmeros pontos negativos... mas é uma idéia... espero que ajude!
Grande Abraço!
Comentário
Comente Você Também
Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: