Bicicleta para conhecer melhor a cidade
Não faz muito tempo que ando de bicicleta. Se em 2009 alguém me falasse que eu estaria pensando em trocar a suposta comodidade do carro pela “magrela”, eu daria risada e chamaria essa pessoa de louco. Mas cá estou, quase um ano depois de ter comprado uma bicicleta dobrável, escrevendo sobre como a experiência mudou minha vida, minha forma de ver o trânsito e a cidade de São Paulo.
Quando tive um “estalo” e resolvi começar a pedalar, optei por comprar uma bicicleta dobrável, que seria menor para guardar no apartamento e também poderia ser colocada no porta-malas do carro. Inicialmente, passei a pedalar no Parque do Ibirapuera (foto), mas por medo de compartilhar a rua com os motoristas, dobrava a bike e ia de carro até o parque. Hoje isso nem passa mais pela minha cabeça.
Com o tempo, fui tomando confiança e passei a pedalar também pelas ruas. Primeiro “desbravei” as ruas tranquilas do bairros em que moro. Depois, com mais “malandragem” para interagir com os carros, comecei a pedalar por avenidas e até locais mais distantes. Hoje dá uma alegria perceber que consigo enfrentar o trânsito e ir para praticamente qualquer lugar de bike, seja na padaria da esquina ou até o trabalho, cerca de 25 quilômetros distante da porta da minha casa.
É impossível detalhar todos os benefícios que a bicicleta trouxe para a minha vida. Existem os benefícios físicos, como emagrecer, ficar mais disposto, ter mais pique para fazer as coisas. Mas, mais importante, existem os benefícios que você só percebe quando pedala, como sentir o vento no rosto no caminho para o trabalho. Ou conhecer ruazinhas da sua cidade que você nem imaginava que existiam!
Faça uma experiência. Pegue sua bicicleta e dê uma volta pelo centro da sua cidade no fim de semana, quando está mais vazio. Aqui em São Paulo, onde moro, a experiência é incrível! Você passa por ruas que geralmente ficam repletas de carros, pode parar para apreciar uma fachada antiga e vai explorando cada viela desconhecida. Garanto que esse passeio vai te incentivar a cada vez mais optar pela bicicleta como um meio viável de transporte. Experimente!
17 Comentários Envie seu Comentário
Compartilhar Facebook Twitter


