Fórum de ideias

Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".

Postado em 23 de November

Uso da bicicleta como meio de transporte é viável?

Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).

Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?

Foto: Claudio Olivares Medina

IDEIAS

Santos, Repleta de Ciclovias

Por Dri Boocia em 03/03/2016

Desde que me mudei para Santos o número de ciclovias aumentou muito. Hoje se anda por quase todas as principais Avenidas por ciclovias. Desde que finalizaram a ciclovia em uma das Avenidas mais importantes eu comecei a ir para o trabalho de bike. São nessas oportunidades que começa a perceber que existem muitas falhas, claro , por não existir essa cultura em nosso país. Primeiro que, para o motorista de carro, ônibus ou moto o ciclista é invisível. Tendo maiores possibilidades de utilizar a bike, são poucos os lugares que se pode estacionar e se coloca a bike em um poste, as chances de roubo é grande. As vezes que precisei ir em consultas médicas, era uma briga para conseguir parar a bike no estacionamento dos prédios. Com o tempo começaram a deixar, mas assim mesmo tem vários lugares que não permitem de forma alguma. Comecei a ver também que quem utiliza bikes na cidade são os trabalahdores que saem de lugares bem afastados, chegam a pedalar de 40à 60km por dia e nem sabem. Ainda são poucas as pessoas que moram perto de seu trabalho que utilizam bike, a maioria vai de carro e mais, acham estranho eu andar de bike toda de saia, e combinando com tudo. O problema dos trabalhadores na bike é a cultura também. Eles já me disseram que é cada um por si. Vão como um foguete e já vi vários acidentes por entrarem na contramão, passarem no farois vermelhos, não respeitarem os pedestres que estão atravessando nas faixas e fazem ultrapassagens arriscadíssimas na própria ciclovia. Sinalização quando se está em cima da bike, esquece, a maioria não sabe que existe isso, já várias pessoas caindo por não avisar que vai sair da ciclovia. Isso é preciso saber com urgência. Enfim, resumindo, é muito legal que a cidade se preocupa e enxerga que se tiver ciclovias, a qualidade de vida das pessoas melhoram, são carros a menos nas ruas, ficam mais felizes e começam a olhar de uma forma diferente para as coisas, mas se ao menos trabalhassem o outro lado, da educação, ia ser perfeito. Mas, não custa começar por alguém, que pode ser você, eu, seu primo, tio, amigo... etc...



Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: