Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".
Postado em 23 de November
Baseado em nosso recente post sobre Amsterdã, e os comentários gerados a partir deste, criamos este espaço por aqui para que possamos aprofundar a discussão sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte e as políticas públicas de incentivo (ou não).
Seria muito interessante se todos pudessemos fazer um breve relato de nossa cidade natal com relação a usar a bike em nosso dia a dia. Quem sabe com isto ganhamos representatividade para reinvidicar nossos direitos?
Foto: Claudio Olivares Medina
IDEIAS
Santos, Repleta de Ciclovias
Por Dri Boocia em 03/03/2016
Desde que me mudei para Santos o número de ciclovias aumentou muito. Hoje se anda por quase todas as principais Avenidas por ciclovias.
Desde que finalizaram a ciclovia em uma das Avenidas mais importantes eu comecei a ir para o trabalho de bike. São nessas oportunidades que começa a perceber que existem muitas falhas, claro , por não existir essa cultura em nosso país.
Primeiro que, para o motorista de carro, ônibus ou moto o ciclista é invisível.
Tendo maiores possibilidades de utilizar a bike, são poucos os lugares que se pode estacionar e se coloca a bike em um poste, as chances de roubo é grande.
As vezes que precisei ir em consultas médicas, era uma briga para conseguir parar a bike no estacionamento dos prédios. Com o tempo começaram a deixar, mas assim mesmo tem vários lugares que não permitem de forma alguma.
Comecei a ver também que quem utiliza bikes na cidade são os trabalahdores que saem de lugares bem afastados, chegam a pedalar de 40à 60km por dia e nem sabem. Ainda são poucas as pessoas que moram perto de seu trabalho que utilizam bike, a maioria vai de carro e mais, acham estranho eu andar de bike toda de saia, e combinando com tudo.
O problema dos trabalhadores na bike é a cultura também. Eles já me disseram que é cada um por si. Vão como um foguete e já vi vários acidentes por entrarem na contramão, passarem no farois vermelhos, não respeitarem os pedestres que estão atravessando nas faixas e fazem ultrapassagens arriscadíssimas na própria ciclovia.
Sinalização quando se está em cima da bike, esquece, a maioria não sabe que existe isso, já várias pessoas caindo por não avisar que vai sair da ciclovia. Isso é preciso saber com urgência.
Enfim, resumindo, é muito legal que a cidade se preocupa e enxerga que se tiver ciclovias, a qualidade de vida das pessoas melhoram, são carros a menos nas ruas, ficam mais felizes e começam a olhar de uma forma diferente para as coisas, mas se ao menos trabalhassem o outro lado, da educação, ia ser perfeito. Mas, não custa começar por alguém, que pode ser você, eu, seu primo, tio, amigo... etc...