Blog Vou de Bike

Postado em 29 de April por Eu Vou de Bike

Tags: , , , , ,

Dicas de segurança para pedalar na cidade

Nesta quinta, vamos dar algumas dicas de segurança para pedalar nas grandes cidades com mais tranquilidade. Veja as dicas abaixo e deixe suas sugestões nos comentários!

– A primeira dica ao pedalar no trânsito é ter certeza de estar visível aos motoristas. Durante o dia, utilize cores vibrantes como amarelo, vermelho ou laranja. No período noturno, procure utilizar a cor branca, além das fundamentais iluminações dianteiras e traseiras e dos refletores obrigatórios.

– Pedale defensivamente, mas nunca timidamente. Você deve sempre ter uma postura ostensiva, de modo a transmitir segurança aos motoristas à sua volta. Com isto, você os ajudará a antecipar as suas intenções de percurso, deixando-os confortáveis em dividir a rua com você.

– Observe sempre o comportamento dos motoristas, inclusive os estacionados, e procure manter uma distância suficiente para não ser surpreendido com uma porta que se abra repentinamente e que possa atingir sua bicicleta.

– Você deve ficar atento e evitar os três principais erros dos motoristas, a saber: virar a esquerda na frente a um ciclista que seguirá reto; desobedecer aos sinais de trânsito, sendo o mais comum ultrapassar no farol vermelho; ultrapassar um ciclista para imediatamente fazer uma conversão a direita.

– Seus ouvidos devem ser utilizados como um verdadeiro “detector de perigo”. Para isto, evite pedalar com fones de ouvido, principalmente se o tráfego estiver intenso.

– Sempre que você sinaliza suas intenções, você ganha a confiança dos motoristas. Use o braço esquerdo (com o dedo apontando para baixo) para virar a esquerda. A palma da mão voltada para baixo significa que você vai frear.

– Uma dica aparentemente “boba” mas que acontece com uma grande frequência: jamais pegue a garrafinha de água com a mão direita. Desta forma, se precisar frear de repente, o ciclista o fará com a mão esquerda, freando apenas a roda dianteira, aumentando as chances de uma queda.

– Se o trânsito estiver parado, vá em frente com cuidado.

– E se estiver melhor para ir a pé, pare a bicicleta e vá a pé, conduzindo a bike junto a você.

– Procure não trafegar junto a ônibus ou caminhões.

– Não dispute espaço, evite ficar inesperadamente entre veículos e procure pedalar sempre onde possa ser visto.

JAMAIS:

– pedale na contra-mão;
– fique entre ônibus ou, pior, caminhões;
– pedale muito próximo do meio fio;
– brigue, xingue ou entre em discussões no trânsito.

CUIDADO:
– com pedestres em geral;
– quando o trânsito começa a se movimentar;
– com motociclistas apressados.

– com demais modais de mobilidade, em especial patinetes e outros elétricos, pois normalmente a velocidade destes pode ser maior que a sua!


Comentário

  • Obrigado por essas dicas me ajudaram muito.
    Dá proxima vez fale mais sobre os sinais que o ciclista deve fazer .

    Jonas N’
  • Parabéns! Muito claras e objetivas as dicas para nós ciclistas. Precisamos de mais, por favor, comente sobre sustos, surpresas e como se comportar diante disso. Talvez sejam dicas importantes para passar mais segurança nesta maravilhosa forma de transitar. Já vi muito ciclista, principalmente do povo nativo do litoral, cometerem faltas e ostentarem agressividade. Talvez um pouco mais de Cultura Ciclística por um mundo melhor, possa nos ajudar a entender como agir e pensar, diante dessas adversidades repentinas. Abraços.

    Magnos
  • Muitooo bom! tem coisas que não sabia e agora sei e vou praticar! Excelente!

    carlos
  • Excelente resumo!! Todas as dicas super importantes para o dia-a-dia. A de não pegar a garrafinha de água com a direita (ou qualquer outra coisa) é muito válida. Já tive amigos que trincaram a costela capotando numa situação dessas…

    ALINE MARIA MAFRA belanabike.com.br
  • Excelente dicas!!!

    Lidia Oliveira
  • Boa reportagem…

    rnpshop rnpshop.com.br
  • Muito boa as dicas

    rnpshop rnpshop.com.br
  • Estou começando a pedalar na cidade agora, mas ja pratico o que as dicas nos propoem e sempre sou respeitado.(mas sempre tem um que…) Procuro sempre andar equipado pois empoem mais respeito. Gostei muito da dicas. vlw

    Isaac P. Silva

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: