Equipamentos para um passeio seguro
A decisão de trocar o carro pela bike pode amedrontar muitas pessoas, especialmente devido ao trânsito caótico que vemos nas grandes cidades do Brasil. Mas se você fizer isso de forma planejada, usar equipamentos de segurança e tiver uma atitude de “direção defensiva”, vai diminuir muito a chance de um acidente ou imprevisto enquanto pedala.
A seguir, veja algumas dicas para você pedalar pela cidade de forma mais segura. E lembre-se: não há melhor equipamento de segurança que o bom senso!
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, os seguintes equipamentos de segurança são obrigatórios em todas as bicicletas:
– Espelho Retrovisor: preso no lado esquerdo do guidão;
– Buzina: do tipo campainha, aquela que produz o som “trim-trim”;
– Refletivo: um adesivo como aqueles usados nas traseiras de caminhões que não possuem luz própria, mas se iluminam com o farol dos carros, nas cores branco ou amarelo (dianteira), vermelho (traseira) e amarelo (nas laterais e pedais).
Baseado na experiência de pedalar, recomendamos também:
– Capacete: apesar de não ser um item obrigatório na legislação, use-o sempre. Já vi muitos “tombos bobos” resultarem em danos graves em ciclistas que estavam sem proteção. Prefira sempre um capacete com múltiplos ajustes, que fique bem preso à cabeça e sem folgas, com adesivos refletivos na parte de trás e na lateral;
– Luva: quando caímos, por menor que seja o tombo, as mãos são instintivamente nossa primeira defesa, sendo que na maioria das vezes nos apoiamos nelas para nos defender da queda. Por isso, a luva é também um item muito importante de proteção. Procure escolher os modelos com gel na palma (para evitar adormecimentos) e as confeccionadas em couro;
– Óculos: deve ser usado para evitar danos aos olhos. Sempre que pedalamos, somos expostos aos mais variados agentes de agressão, que podem ser desde pequenos detritos do asfalto, levantados pelos carros que passam, até pequenas folhas, galhos e poeira, muito comuns ao logo do trajeto. Prefira os modelos com lentes intercambiáveis, o que possibilita a troca entre lentes transparentes (para dias nublados ou noite), escuras (para dias ensolarados) ou âmbar (para dias nublados ou noite).
– Faróis: é recomendado o uso de um farol branco na frente, para iluminação e sinalização (se andar a noite, a história se modifica bastante), e um vermelho com opção de “pisca-pisca” atrás. A variação deste acessório no mercado é bem grande e falaremos mais sobre ele nos próximos posts.
Além dos equipamentos básicos de segurança citados acima, algumas rotinas e atitudes em relação à bike podem evitar uma queda ou algum outro tipo de acidente enquanto se pedala.
Portanto, lembre-se sempre de:
– Levar sua bike para uma revisão mecânica regularmente. Dependendo do uso, você pode revisá-la a cada seis meses. Se o uso for mais intensivo, este intervalo pode ser ainda menor. Isto é tão importante que pode ser considerado um “item de segurança”. A última coisa que pode acontecer é uma falha mecânica, como o rompimento de um cabo, quando precisamos frear ou acelerar bruscamente para evitarmos um acidente.
– Não utilizar fones de ouvido ou outros equipamentos sonoros que possam desviar sua atenção ou dificultar a audição de alguma sinalização que ocorra ao seu redor, como a buzina de um carro ou o grito de algum pedestre.
– Usar sempre roupas claras e, se possível, reflexivas. Quanto mais pudermos chamar a atenção para nossa presença, menores serão as chances de um acidente. Acredite: muitos motoristas nos fecham por não nos enxergarem!
Com os cuidados básicos citados acima, sua pedalada em meio aos carros da sua cidade ficará muito mais segura. Lembre-se sempre de ver e ser visto pelos motoristas e a chance de acidentes enquanto pedala será muito menor.
6 Comentários Envie seu Comentário
Compartilhar Facebook Twitter