Tags:bicicleta, bicicletas, destaque, São Paulo, transporte, urbanismo
Governo de SP estuda taxa para motoristas
O secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, estuda a implantação de uma “ciclotaxa” no Estado, segundo reportagem do último fim de semana da Folha de S. Paulo.
De acordo com a Folha, a taxa seria aplicada aos donos de carros a gasolina, que são mais poluentes que etanol, e os recursos arrecadados seriam usados em programas de estímulo ao uso da bicicleta em São Paulo.
A taxa, com valor sugerido de R$ 15 a R$ 25 por ano, seria cobrada com o IPVA dos veículos a gasolina, que somam 4,2 milhões em todo o Estado de São Paulo, de acordo com a reportagem. Para ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, o projeto ainda precisa ser discutido aprovado na Assembléia Legislativa.
O novo tributo pode ser uma boa notícia para o Estado de São Paulo. É muito importante incentivar o uso de outros meios de transporte, como ônibus, metrô e bicicleta, para que haja uma diminuição nos congestionamentos e também na poluição.
Só não gostamos muito do apelido de ‘ciclotaxa’. Apesar de a verba arrecada ser destinada para a infraestrutura de bicicletas, temos que pensar que os benefícios de uma cidade menos poluída e congestionada são para todos, e não apenas para os ciclistas. :)
Foto no Flickr do Rafael Taminato
8 Comentários Envie seu Comentário
Compartilhar Facebook Twitter