Blog Vou de Bike

Postado em 4 de November por Eu Vou de Bike

Tags: , , , , ,

Ranking das melhores cidades para pedalar

O site Copenhagenize, uma das referências quando o assunto é bicicleta como meio de transporte, divulgou nesta semana o ranking 2011 das cidades mais amigáveis à bicicleta no mundo todo.

Sem surpresa nenhuma, a cidade de Amsterdã, na Holanda, aparece em primeiro lugar, seguida de perto de Copenhague, capital da Dinamarca.

No ranking de 20 cidades, o Rio de Janeiro aparece em 18º lugar, e é a única cidade brasileira da lista. De acordo com o site, qualquer cidade que permite ir de uma ponta a outra em uma infraestrutura de bicicleta separada da via dos veículos deveria aparecer no ranking. O Copenhagenize destaca ainda que a cidade tem ciclovias desde 1992 e é possível pedalar da saída do aeroporto Santos Dumont para os principais locais da cidade.

No lado negativo, o ranking do Copenhagenize ressalta que o limite de 70 km/h nas principais vias do Rio de Janeiro é insano e que a estrutura de ciclofaixas e ciclovias da cidade já ficou obsoleta.

Veja abaixo o ranking e clique aqui para ver mais informações sobre as cidades:

1º – Amsterdã
2º – Copenhague
3º – Barcelona
4º – Tóquio
5º – Berlim
6º – Munique
7º – Paris
8º – Montreal
9º – Dublin
10º – Budapest
11º – Portland
12º – Guadalajara
13º – Hamburgo
14º – Estocolmo
15º – Helsinki
16º – Londres
17º – São Francisco
18º – Rio de Janeiro
19º – Viena
20º – Nova York


Comentário

  • Destas 20 cidades eu já pedalaei em 9. Concordo com o ranking, mas o Rio de Janeiro só é receptivo às bikes nas ciclovias, o mesmo sucede em Berlim, cidades onde não se aplica o compartilhamento das ruas. Munique o mesmo. Para mim, Nova Iorque é muito melhor que o RJ, e até mesmo que Tokio por exemplo.

    Renata Falzoni falzoni.com
  • Concordo com você Renata. Pedalar nas vias de rolamento de automóveis e muito mais arriscado aqui que em Nova Iorque. Talvez a colocação favorável do Rio deva-se ao fato de que a cidade só se limita mesmo à Zona Sul. Aí é realmente covardia com outras cidades. Mas quem quiser pedalar para o trabalho, no Centro, ou para as Zonas Norte e Oeste terá sérios problemas.
    Para não falar que não existe estacionamento de bicicletas no Aeroporto Santos Dumont.

    David
  • Esqueceram San Diego, ja’ morei em San Francisco…e tem muita ladeira pauleira, San Diego sao mais de 800 Km. de vias, pequenas trilhas pavimentadas, e faixas especiais, ja’ pedalei muito no Rio e em Sampa, o problema e’ a falta de respeito ao ciclista, recentemente fiz a via Claudia Augusta na Europa, e por todo lugarejo que passavamos a bicicleta era muito respeitada sempre tendo preferencia, foi uma experiencia incrivel, pois levei meu filho de 15 anos comigo e ele adorou. Cheque um dos meus videos pedalando com um grupo de cinquentoes em SD:
    http://vimeo.com/18720931
    Cheers..Ruy

    Ruy Machado
  • Concordo com Renata e David. Infelizmente, até nas ciclovias e ruas da Zona Sul falta educação e respeito para bicicleta. Me sinto bem mais tranquila pedalando em Nova Iorque, Seattle e San Francisco. No Rio, pedestre anda tranquilamente na ciclovia, e o Guarda Municipal remove bike trancada aos postes na calçada (mas não tem bicicletário!).

    Lee
  • Rio na frente de NY? Aham…

    Wendell
  • Pessoal, só lembrando que o ranking foi feito pelo site Copenhagenize,ok? Não quer dizer que concordamos…

    gugamachado
  • Olá, em primeiro lugar gostaria de parabenizar o idealizador desse blog, fantástico. Espero poder ver esse meio de transporte superando aquele de carros nos centros das cidades. Tenho um blog que fala de viagens, quando farei a página de blogs, irei colocar esse com certeza (meu blog ainda é novo). Moro na Italia, país que ainda está gatinhando em relação a isso, mas estão construindo cada vez pistas para bicicletas, que aqui se chama “pista ciclabile”. Queria dar um toque, uma das cidades onde mais usam bike como meio de transporte aqui na Europa, é Friburg, estive lá a pouco tempo (tem até um post em meu site sobre essa cidade) e fiquei impressionada com a quantidade de bicicletas rodando pela cidade, e com os inúmeros estacionanamentos dedicados a elas. Mas isso é possível porque o municipio investiu muito em pistas para as bikes.

    Damares keviagem.com
  • […] Vou de Bike | Greenvana Imagens: Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 Like this:LikeBe the first to like […]

    Rio: uma das melhores cidades para pedalar « pedaldesaltoalto.wordpress.com/2011/12/15/rio-uma-das-melhores-cidades-para-pedalar
  • João Pessoa – PB é nota 10 para pedalar. Visual e clima super agradáveis!!!!! JAMPA Bikers.

    CESAR Ribeiro facebook.com/profile.php?id=100000031190054
  • O Rio de Janeiro tem caminhos e paisagens que poderiam ser aproveitados melhor se o governo se preocupasse realmente com “mobilidade inteligente”, porém nosso governo vive de marketing e não de atitudes.

    Valerio facebook.com/valerioluis1

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: