Blog Vou de Bike

Postado em 14 de September por Eu Vou de Bike

Tags: , , , ,

Conheça o projeto Pedala Zezinho

Aconteceu no último sábado a primeira edição do Pedala Zezinho, projeto do site Aromeiazero em parceria com a Casa do Zezinho, uma ONG na região do Capão Redondo e Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, que ajuda cerca de 1.200 jovens do bairro.

O projeto Pedala Zezinho tem o objetivo de estimular a autonomia dos jovens, melhorar as possibilidades de locomoção e acrescentar mais vozes da periferia aos debates urgentes sobre o direito de ir e vir nas cidades. Consertos de bicicletas e aulas rápidas sobre mecânica, com as Oficinas de Bicicleta, além da exibição de filmes sobre mobilidade fazem parte do projeto. Segundo os organizadores, a ideia é tentar dar mais voz às reivindicações da comunidade, usando a bicicleta como “pano de fundo”, já que na região tem poucas opções de transporte público e de lazer, e principalmente fomentar o uso urbano da bicicleta.

No primeiro dia do projeto Pedala Zezinho, voluntários e voluntárias viraram madrugadas para montar uma oficina de bicicletas com três racks (cedidos pela Ciclocidade) e mecânicos voluntários que ajudaram a arrumar bicicletas dos jovens da região. “Chegar ao Campo do Astro e encontrar meninos e meninas esperando o início das oficinas com uma hora de antecedência foi de arrepiar”, afirmam os voluntários.

Os primeiros mecânicos voluntários chegaram de bicicleta. A dupla Felipe Baenninger e Gabriel Cabral vieram pedalando da Vila Madalena até o Pedala Zezinho, e dez minutos depois, já estavam com um dos meninos desmontando a primeira magrela do dia. Não eram dez horas e o circo estava armado, uma fila enorme de crianças com suas bicicletas, ou pedaços delas.

Ronaldo Monteiro, um dos voluntários e engenheiro experiente, projetou uma pista para a molecada pedalar e um dos responsáveis pelo Campinho marcou o traçado com cal. O advogado Giovanni Falcetta, que trouxe uma magrela para doar ao Projeto, mal chegou e lá e assumiu o comando da pistinha, “tirando” o tempo da molecada que tentava de todo o jeito bater o recorde do dia. E palmas para o Elias, de 12 anos, que com 31,4 segundos ficou com a melhor marca do dia.

No final do dia, depois de ver, ouvir e fazer tanta triagem de bicicletas, a dupla de voluntárias, Paula Albano e Paula Vieira saíram dali entendendo muito de mecânica. No fim das contas, não foram só as crianças que aprenderam mais sobre catracas, movimentos centrais e pneus carecas. Dessa triagem saiu uma lista de peças que faltam para finalizar parte das 113 bicicletas vistoriadas.

O Aromeiazero aceita doações de bicicletas e peças, basta enviar o endereço para o e-mail contato@aromeiazero.com.

Programação
Nos próximos sábados,17 e 24 de setembro, o projeto Pedala Zezinho vai oferecer oficinas gratuitas de bicicleta para a população mais jovem, repetindo o sucesso do último sábado.

No dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, será exibido o filme ‘O Caminho das Nuvens’, seguido de um debate com Soninha, Paulina Chamorro (Rádio Eldorado e ESPN), Marcos Lopes “Nenê” (ex-Zezinho), e a comunidade do Capão Redondo.

No último dia do evento, 24 de setembro, será entregue um bicicletário comunitário e será realizada uma bicicletada de encerramento pelo Capão Redondo.

Veja todas as fotos do primeiro dia de oficina


Comentário

  • Já tive o privilégio de visitar a Casa do Zezinho e sei que o trabalho deles é muito sério e valioso. Fico feliz com esta iniciativa.

    Marcelo Mazzei
  • Muito bom o post, valeu pela divulgação, esperamos todos para a pedalada dia 24!!!

    Murilo aromeiazero.com
  • […] o vídeo abaixo nos mostra que a bicicleta muda a vida de pessoas de todas as idades, é uma ferramenta de transformação social, e um excelente meio de […]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Bicicleta para todos é nosso objetivo euvoudebike.com/2012/03/bicicleta-para-todos-e-nosso-objetivo
  • […] Pedala Zezinho, projeto do site Aromeiazero em parceria com a Casa do Zezinho, vem realizando, desde o dia 20 […]

    Pedala Zezinho 2012 | CicloFaixa ciclofaixa.com.br/home/pedala-zezinho-2012
  • […] Segundo o Eu Vou de Bike, a ideia dos organizadores é tentar dar mais voz às reivindicações da comunidade, usando a bicicleta como “pano de fundo”, já que na região tem poucas opções de transporte público e de lazer, além de fomentar o uso urbano da bicicleta. […]

    Projeto social convida ciclistas a serem entregadores voluntários por um dia | planetaviavel.com.br/?p=2571
  • bom dia.moro em catalao goias.conheci esse projeto.pela internet.quero saber mais.pois achei muito bonito o trabalho de vcs.quero implantar aqui na minha cidade tbm.vcs pode me ajudar?desde ja o meu muito obrigado.

    fausto tavares

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: