Blog Vou de Bike

Postado em 29 de August por Eu Vou de Bike

Tags: , , , ,

Alunos da rede pública recebem bicicletas para ir a escola

Os estudantes brasileiros começaram a receber as primeiras bicicletas do programa Caminho da Escola. No Distrito Federal, estudantes do Recanto das Emas, receberam 300 bicicletas no fim de semana, que serão usadas como meio de transporte até as escolas da região. O objetivo é facilitar o percurso de ida e volta de alunos que residem a até 7 quilômetros de distância da escola.

“O Distrito Federal é o primeiro do país a aderir ao Programa Bicicleta Escolar. Com esse meio de transporte, estamos estimulando os alunos a andar de bicicleta. Além de ser um instrumento saudável, que estimula a prática de atividade física, a bicicleta não polui o meio ambiente”, disse Agnelo Queiroz, governador do DF.

Para o ministro Fernando Haddad, a adoção do programa é uma forma de mostrar ao país que os brasilienses têm maturidade no trânsito. “Com essa iniciativa, vamos facilitar o acesso dos estudantes à escola e cultivar o respeito dos motoristas pelos ciclistas”, disse o ministro.

Maria Eduarda, de 16 anos, cuja casa fica a 5 quilômetos do Centro de Ensino Médio 804, onde estuda, ressaltou que, com o programa, haverá melhora de vida para os estudantes. “É muito bom receber uma bicicleta para ir à escola, pois eu sempre ia a pé e demorava, em média, 20 minutos para chegar. De bicicleta, levarei uns dez minutos, ganharei resistência e melhora de vida”, disse ela.

As bicicletas do programa são amarelas, têm detalhes em preto e estão sendo entregues com o capacete, para garantir a segurança do ciclista. Para receber a bicicleta, o aluno firma um termo de compromisso no qual se responsabiliza pelo uso e pela conservação dos equipamentos, pois, no fim do ano terá que devolvê-los à escola, que os repassará a outro estudante.

O Recanto das Emas foi a região administrativa escolhida o para início da distribuição das bicicletas porque tem 36 quilômetros de ciclovia. Até o fim deste ano, o programa distribuirá, em todo o Distrito Federal, inclusive na zona rural, cerca de 3 mil bicicletas.

Saiba mais sobre o programa que distribui bicicletas a alunos da rede pública de ensino


Comentário

  • […] vans e miniônibus. E para onde elas vão? Para os estudantes dos grandes centros urbanos talvez. A capital federal distribuiu bicicletas. Mas em São Paulo um professor teria que comprar por mais de 250 reais as bikes e confiar que seus […]

    Caminho das Escola | aro60.com/2011/08/29/caminho-das-escola

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: