Blog Vou de Bike

Postado em 13 de June por Eu Vou de Bike

Tags: , , ,

China e o aluguel de bicicletas

Na China, tudo é superlativo, inclusive o trânsito e o número de bicicletas no país. Recentemente, vários sites mostraram o funcionamento do sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de Hangzhou, provavelmente o maior do mundo.

Em 2008, quando estava começando, o sistema de compartilhamento de bicicletas de Hangzhou tinha 2.800 bicicletas disponíveis em 61 estações espalhadas pela cidade. Só isso já seria um número surpreendente, se considerarmos que no Brasil não há nenhum exemplo de sistema dessas proporções.

Mas três anos depois, os números são ainda mais surpreendentes: 51.500 bicicletas em funcionamento, com 2.050 estações de empréstimo. Ao todo, 240 mil pessoas da cidade de 6,3 milhões de habitantes usam a bicicleta compartilhada diariamente. Para você ter uma ideia, o sistema de compartilhamento de bicicletas de Paris, o mais conhecido do mundo, tem ‘apenas’ 20 mil bikes.

De acordo com o site TreeHugger, o sistema de bicicletas públicas de Hangzhou está fortemente integrado com o resto da malha de transportes da cidade, como trens e metrô. Como a primeira hora de empréstimo da bicicleta é gratuita e há estações de empréstimo a cada 500 metros, a maioria dos cidadãos usa a bicicleta de forma gratuita todos os dias para pequenas viagens.

Mesmo com cerca de 50 mil bicicletas já disponíveis, a cidade chinesa quer mais. Ela espera atingir, até 2020, a marca de 175 mil bicicletas compartilhadas, um número louvável e que certamente irá melhorar ainda mais a qualidade do ar e o tráfego na região.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre o sistema de compartilhamento de bicicletas em Hangzhou:


Deixe seu comentário

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: