Blog Vou de Bike

Postado em 10 de February por Eu Vou de Bike

Tags: , , ,

Bicicletas emplacadas?

Todos nós sabemos que a bicicleta é um meio de transporte como qualquer outro, mas você acha que elas devem ser emplacadas, assim como os carros?

Segundo reportagem do Estadão, a prefeitura de Pontal, no interior de São Paulo, começou ontem a cadastrar e a emplacar as bicicletas do município. A população da cidade, de 40 mil habitantes, é muito adepta do ciclismo, com cerca de 20 mil bikes no município.

Segundo o chefe do Departamento de Trânsito de Pontal, Nilson Maia, “isso causa transtornos, pois muitos ciclistas trafegam na contramão, nas calçadas e estacionam irregularmente”. As placas serviriam para identificar as bicicletas e possivelmente punir os infratores. Outro objetivo das placas nas bicicletas é diminuir o número de furtos e roubos de bicicletas na cidade.

Cada placa custa R$ 5 e quem for pego cometendo alguma infração de trânsito terá a bicicleta apreendida. Você concorda com essas medidas? Deixe sua opinião na área de comentários!


Comentário

  • Quando tentaram fazer isso em Guaíra, SP (35mil hab) não funcionou… a população não aderiu e o emplacamento das bikes acabou caindo em desuso.
    Lá também a população é grande usuária de bicicletas.

    Letícia Muniz
  • […] This post was mentioned on Twitter by Guga Machado, deborah matthiesen, Luciana Toledo, Marcelo Petazoni, euvoudebike.com and others. euvoudebike.com said: Cidade no interior de SP quer emplacar bicicletas. O que você acha? Opine! http://ow.ly/3UAd6 […]

    Tweets that mention Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Bicicletas emplacadas? — Topsy.com topsy.com/www.euvoudebike.com/2011/02/bicicletas-emplacadas/?utm_source=pingback&utm_campaign=L2
  • Achei absolutamente ridícula essa medida. Não porque eu seja contra o emplacamento por princípios. Nos países desenvolvidos ele existe e funciona. Mas de todas as medidas ligadas aos ciclistas, e que é muito mais importante que o emplacamento – como campanhas educativas (tanto de ciclistas como dos motoristas), a instalação de ciclofaixas e ciclovias, o efetivamento das MULTAS para os carros que desrespeitarem o ciclistas, estacionamentos e condições mínimas de segurança, a primeira coisa que fazem é emplacar as bicicletas? É claro que não tem nada que ver com roubo de bicicletas, emplacar as bicicletas é obviamente um jeito de punir o ciclista – ou seja, a primeira medida é exatamente aquela que prejudica o ciclista e desencoraja o uso de bicicletas. E pra piorar tudo isso vem o absurdo. Um carro que cometa uma infração recebe uma multa – no caso do ciclista ele tem a bicicleta apreendida? Querem exterminar os ciclistas isso sim, bando de político burro.

    João Teófilo
  • ABSURDOOOOOOOO
    É a coisa mais doente que eu já ví.
    A pessoa que pensou nisso, nunca foi criança, nunca sentiu a liberdade de andar de bicicleta.
    Se querem punir um infrator, é só pedir o documento do infrator e aplicar uma punição

    Marcelo
  • Perfeita a proposta. As vitimas das bicicletas ( principalmente pedestres idosos) agradecem. Querem direitos? tem que exercer tb seus deveres.

    Bicicleta é um meio de transporte para quem tem medo de assumir responsabilidade no transito (transporte ecológico!? metro ou trem + caminhada ou somente caminhada)

    rubens
  • Acho uma palhaçada isso e so para ganhar mais dinheiro da multa pra bikes ? Vai dar multa pras crianças tbm ? E os carros que quase atropelam a gente ? Acho que antes de inventarem uma coisa dessas devia investir em infraestrutura para os ciclistas esse negocio de emplacar nao vai ajudar a diminuir o roubo ja q uma placa na bike pode ser facilmente trocada e pra quem nao sabe as bikes tem um código de identificação no quadro que eu acho que todos deveriam anotar porque nunca se sabe quando vao levar sua bike,acho que para diminuir os roubos podiam cadastrar esses codigos no sistema o ciclista que se interessar ai se fosse roubada teria todos os dados da bike no sistema assim como o dono

    Victor
  • Boa Tarde, perfeita a idéia de emplacamento de bicicletas, visto que, ocupam área de ruas como os veículos motores, pq não pagarem impostos como os donos desses veículos? Outro ponto que traria beneficio: o emplacamento e por sua vez a identificação de seu condutor, seria a de multas, pois muitos ciclistas são tão irresponsáveis que não obedecem sinalizações e andam sobre as calçadas ameaçando os pedestres… infelizmente existem pessoas que se acham donas da rua. Ciclista, motociclistas, motoristas e pedestres que não sabem se comportar deveriam ser punidos.

    Astrongildo
  • Sim, direitos e deveres iguais. O problema e a multinacional da multa, ja que industria e pouco

    anonimo
  • Sim devemos emplacar, inclusive por questão de segurança. Exemplo: se uma bicicleta atropelar, como identificar? Somente pela cor da bicicleta? Se a bicicleta cruzar um farol vermelho? E outras situações já citadas.
    Portanto emplacamento: SIM.

    fabio
  • Fui criado no município de Nova Iguaçu- RJ e me lembro que nos anos 60/70 emplacamento de bicicletas era obrigatório e o depósito da prefeitura era sempre cheio de bikes apreendidas.

    Pinheiro
  • Só uma forma de cobrar mais impostos… Daqui a pouco, essa moda volta e terá IPVA de bicicleta… Hahahahah

    Gabriella

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: