Blog Vou de Bike

Postado em 31 de January por Eu Vou de Bike

Tags: , , , ,

Ciclofaixa de lazer em SP é ampliada

Amsterdã é aqui (ou quase)! Até congestionamento de bike teve! No final de janeiro, antes do aniversário de São Paulo, foi inaugurada a extensão da “Ciclofaixa de Lazer”, que agora vai até o parque Villa Lobos, totalizando aproximadamente 30 quilômetros de extensão total.

E o Eu Vou de Bike estava lá para conferir. Em primeiro lugar, é necessário dizer que esta iniciativa teve tamanha aceitação por parte da população que ocorreu até uma inauguração informal do novo trecho, pois a ciclofaixa já estava sinalizada e os ciclistas não quiseram aguardar até o dia 23/01, data oficial de abertura da extensão, e “invadiram” o percurso!

Bom, falando da experiência de passear pela ciclofaixa, especificamente sobre a extensão, ela sai a partir do Parque do Povo, já em direção à Ponte Cidade Jardim, tudo bem sinalizado e organizado, privilegiando trajetos mais planos e regulares, sendo isto muito positivo em se tratando de algo destinado ao ciclismo recreacional.

A ciclofaixa passa ao lado do Jóquei Clube da São Paulo, indo até um dos portões da USP, que aliás, estará aberta aos domingos também para receber as bikes, segundo informações obtidas junto ao pessoal da fiscalização da ciclofaixa.

Após este trajeto, entramos na ponte Cidade Universitária, cruzando o Rio Pinheiros novamente, e entrando na av. Pedroso de Moraes, indo até o portão principal do Parque Villa Lobos, que também possui ciclovia.

Durante todo o percurso, encontramos muitos ciclistas, inclusive famílias inteiras, demonstrando mais uma vez o poder das duas rodas!

É óbvio que nós gostariámos que este percurso não estivesse diponível somente aos domingos. Mas, para quem já pedala pela cidade há mais de 10 anos, há de concordar que esta é uma conquista muito grande para a comunidade dos ciclistas. É como um amigo arquiteto que pedalava conosco observou: “ao pedalar por São Paulo desta maneira, sinto que é como que a cidade fosse realmente entregue ao cidadão, sensação rara da gente ter por aqui”.

Você tem fotos da ampliação da ciclofaixa? Envie para o site no e-mail contato@euvoudebike.com e nós publicamos por aqui. E que venham mais iniciativas com esta!


Comentário

  • Ontem eu andei na nova ciclofaxia e só tenho uma observação: Ciclistas saibam respeitar o nosso espaço pois foi com muito pesar que observei cilistas que não contentes com a ciclofaixa, invadiam as demais faixas prejudicando os motoristas que ali passavam, é só um toque para evitar possíves acidentes e não é demais lembrar que capacete é sempre bom não só para crianças.
    Outra coisa, a chegada no parque do povo é muito desorganizada e deveria se mais “suave” com um direcionamento da CET sobre as bicicletas que entram e saem da ciclofaixa.

    Thiago facebook.com/thiago.conde
  • Ótima observação, Thiago! Aproveitaria também p/ comentar sobre a velocidade de alguns ciclistas. Acredito que, como observamos hoje no twitter, a ciclofaixa é um espaço de recreação, permitindo então uma velocidade média de até 20 km/h, e também não sendo indicada p/ o aprendizado das crianças que ainda utilizem “rodinhas de apoio”.

    Bom, é isto. Alguém mais observa alguma coisa?

    gugamachado
  • A ciclofaixa é sensacional!
    Falta um pouco de paciência em alguns ciclistas que acreditam estar no carro ultrapassando todo mundo sem cuidado e em grande velocidade. Pega leve galera. Além disso tem pais que levam as crianças em bIcicleta de rodinhas pra aprender a andar na ciclofaixa. Não é por aí!

    Pedro

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: