Blog Vou de Bike

Postado em 12 de January por Eu Vou de Bike

Tags: , , , ,

Bicicleta dentro do carro é perigoso

Você sabia que transportar a bicicleta dentro do veículo, rebaixando o banco e colocando a bike no porta-malas, pode ser muito perigoso?

No vídeo abaixo (em espanhol), você pode ver uma simulação do que pode acontecer com a bicicleta em caso de acidente. O ideal, segundo o vídeo, é transportar as bicicletas naqueles racks externos próprios para a tarefa.

No ano passado, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução que regulamenta o transporte das bikes em veículos. Tendo como base a normatização, podemos concluir que o melhor modo de transportar sua bike sobre quatro rodas é por meio da canaleta instalada sobre o carro.

Outro modo muito usado pelos ciclistas – o rack na traseira dos veículos – pode prejudicar a visão do motorista, obstruir a identificação da placa do carro e ainda exceder a largura do carro.

– Via Ciudad Ciclista


Comentário

  • A policia rodoviária já está aceitando o uso dos transportadores de bicicleta na traseiras dos carros? Esses transportadores obstruem as lâmpadas e as placas e possuem sinalização auxiliar e local para placa (igual a do veículo), mesmo assim fui informado que pode gerar multa devido a obstrução da placa. Existe legislação que fala sobre esse assunto?

    Grato

    Grego
  • Pelo que sei é irregular, pois excede a largura e o comprimento do veículo, contudo é muito confuso. É algo que a meu ver deveria ser melhor e mais claramente regulamentado.

    Obs.: que resolução do ano passado é essa do CONTRAN? Esse link ta quebrado e procurei no site do órgão e não encontrei.

    Adauto
  • no teste de impacto mostrado a bike está sobre outras bagagens deixando ela com caminho livre para se deslocar p/ frente, se fosse o inverso ela não sairia do compartimento, mas as bagagens sim, moral da história: toda a bagagem dentro do carro deveria estar presa p/ evitar o ocorrido

    Mazinho Bender tribodopedalselvagem.com.br
  • Sei que a intenção é boa, mas o título e a notícia mais parecem ser uma promoção a racks de traseira (há as legais, incluindo luzes e placa) ou de teto.

    LUIS B
  • […] Outro modo muito usado pelos ciclistas, o rack na traseira dos veículos, pode prejudicar a visão do motorista, obstruir a identificação da placa do carro e ainda exceder a largura do carro. Além disso, levar a bicicleta dentro do veículo pode ser bem perigoso. Saiba mais aqui! […]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Cuidado com a bicicleta no topo do carro ! euvoudebike.com/2016/12/cuidado-com-a-bicicleta-no-topo-do-carro

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: