Blog Vou de Bike

Postado em 13 de August por Eu Vou de Bike

Tags: , , ,

NY terá aluguel ‘social’ de bicicleta

Sem precisar esperar pelas ações do governo, um grupo de Nova York criou um sistema de empréstimo de bicicletas, chamado “Social Bicycles“, que não precisa de bicicletários ou lugares específicos para ser colocado em prática. Basicamente, o sistema usa um aplicativo de iPhone atrelado ao GPS para encontrar as bicicletas disponíveis pela cidade, que podem estar acorrentadas em qualquer lugar.

Segundo seus criadores, o “SoBi” foge dos padrões dos outros programas de empréstimo de bicicletas que existem em Paris e Londres, por exemplo, porque é menos centralizado e mais barato. O custo de uma bicicleta de aluguel de Londres sai por cerca de US$ 3 mil dólares, enquanto o custo de uma bicicleta da “SoBi” é de cerca de US$ 500, já com o kit de localização instalado.

Cada bicicleta do programa “Social Bicycles” vem com uma caixinha na parte traseira. É ali que fica a trava e o transmissor do GPS. Quando a bicicleta está estacionada em algum lugar, o aplicativo de iPhone mostra a localização exata em um mapa. Basta o usuário cadastrado ir até o local e destravar a bicicleta com o próprio celular.

Sem apoio de empresas, por enquanto, o grupo criador do “Social Bicycles” deve lançar em breve um pequeno programa piloto em Nova York, na esperança de encontrar algum empreendedor disposto a investir no projeto.

Veja no vídeo (em inglês) uma demonstração do sistema:

São de pequenas ideias assim que podemos mudar o panorama da nossa cidade. Você tem alguma sugestão ou ideia legal? Deixe nos comentários ou em nosso Fórum de Ideias!


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: