Tags:São Paulo, transporte
SP pode ter 1º bairro ‘amigo das bicicletas’
O paulistano acordou com duas notícias nesta sexta-feira, uma boa e outra nem tanto. A notícia ruim é que São Paulo é a sexta cidade com o pior trânsito na percepção dos usuários de transportes, de acordo com uma pesquisa global realizada em vinte cidades.
De acordo com a pesquisa, realizada pela IBM, São Paulo só perde para Pequim, Cidade do México, Johanesburgo, Moscou, Nova Déli. Já a cidade considerada com as melhores condições de trânsito foi Estocolmo. Isso não é coincidência, uma vez que Estocolmo, na Suécia, é uma das cidades que mais incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte.
A notícia boa para os paulistanos é que essa péssima situação do trânsito pode começar a mudar com medidas simples, como a criação do 1º bairro “bike friendly” na cidade.
O jornal “O Estado de S. Paulo” publicou nesta sexta-feira que a Prefeitura de São Paulo planeja substituir as vagas de estacionamento de Moema, bairro nobre da cidade, por ciclovias.
De acordo com a reportagem, a ideia da Prefeitura é criar cerca de 19 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas pelo bairro. Não existirá separação física as faixas para bicicleta e o restante do tráfego, incentivando o compartilhamento da via entre motoristas e ciclistas.
Esta seria, segundo a reportagem do “Estadão”, a primeira ciclofaixa de deslocamento na cidade de São Paulo. Se der certo em Moema, o projeto deve ser ampliado para outros bairros importantes, como Brooklyn, Itaim e Vila Olímpia. Estamos torcendo!
7 Comentários Envie seu Comentário
Compartilhar Facebook Twitter