Tags:bicicleta, bicicletas, Ciclovia, destaque
Curitibanos se organizam pela bicicleta
No nosso Fórum de Discussões sobre Ciclovias e Ciclofaixas, recebemos um link de um projeto muito interessante lançado em Curitiba que merece ser divulgado.
De acordo com a Constituição do Brasil, “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente.” Para que o poder seja exercido diretamentee, com a sugestão de leis e projetos da própria população, é necessário o apoio de cinco por cento do eleitorado.
O site Voto Livre.org, de Curitiba, quer exercer esse poder direto reunindo 5% do eleitorado da cidade para propor uma nova lei municipal, a Lei da Bicicleta, que institui a bike como modal de transporte regular.
O projeto de lei, que já conta com a adesão de mais de 300 pessoas, prevê que 5% das vias urbanas sejam destinadas à construção de ciclofaixas e ciclovias, interconectando o centro da cidade aos bairros. Eles reclamam que em Curitiba as ciclovias ligam apenas os parques, o que dificulta o uso da bicicleta como meio de transporte diário.
Outros pontos importantes da lei são:
– Construção de bicicletários em pontos estratégicos (escolas, comércio, praças, terminais de ônibus, etc)
– Educação da população em relação à bicicleta
– Criação de roteiros turísticos com uso da bicicleta
– Veja o projeto de lei na íntegra
Para que a lei seja encaminhada para votação, 5% dos eleitores curitibanos precisam demonstrar seu apoio. Isso significa que cerca de 65 mil pessoas devem ir ao site dar seu “voto”, com CPF, RG e título de eleitor. É um número alto, mas não impossível! É a democracia exercida de forma livre e direta.
3 Comentários Envie seu Comentário
Compartilhar Facebook Twitter