Fórum de ideias

Se você tem ideias, dicas ou opiniões que possam melhorar o ciclismo no Brasil, participe e contribua para o movimento "Eu vou de Bike".

Postado em 16 de July

Tags: , , , ,

A bicicleta e a mobilidade nas eleições



Neste ano há eleições municipais em todas as cidades do Brasil, e as discussões sobre mobilidade urbana, trânsito e qualidade de vida certamente terão destaque, especialmente nas grandes metrópoles. Aqui em São Paulo, por exemplo, o a Ciclocidade e o CicloBR já encaminharam uma ‘Carta de compromisso com a mobilidade por bicicletas‘ aos candidatos.

A bicicleta como meio de transporte, é claro, está 100% relacionada à discussão da mobilidade urbana e se você pedala (ou deseja pedalar) deve saber claramente quais são as ideias e propostas que nossos candidatos têm sobre o assunto.

Teremos investimentos em ciclovias, ciclofaixas, sistemas de aluguel de bicicletas? Teremos incentivo ao uso da bicicleta em conjunto com o transporte público? Teremos incentivo para que os motoristas deixem os carros em casa? Essas e muitas outras perguntas devem ser feitas aos nossos futuros gestores.

Nosso objeivo neste Fórum de Ideias é saber que sugestões você, caro leitor, daria para seu futuro prefeito ou vereador com relação às bicicletas e mobilidade urbana. Queremos compilar aqui uma séria de boas propostas e ideias para transformar em um documento que será publicado aqui no site e encaminhado aos candidatos de São Paulo, onde estamos localizados. E, se você não mora em São Paulo, poderá encaminhar também aos candidatos da sua cidade.

Portanto, deixe abaixo na área de comentários as suas propostas sobre mobilidade urbana e bicicletas para os candidatos à Prefeitura nas eleições deste ano.


IDEIAS

Ciclovia na Marginal Tiête

Por bissicretatr3z3 em 17/07/2012

Proponho a construção urgente, de uma ciclovia em toda a marginal Tiête de Leste a Oeste.


BICICLETA - DIREITO DE TODOS

Por DANILO J. TEIXEIRA em 23/06/2014

Boa noite, tenho a bicicleta como meu meio de transporte principal fasso uso desse veículo todos os dias, resido em SP zona leste e trabalho na zona SUl. gasto em média 45 minutos para chegar ao meu destino. Me sinto completo e realizado todos os dias pois me locomovo e realizo meu exercício diário ao mesmo tempo, sem contar os benfícios que eu proporciono ao meio em que eu vivo. A bicicleta é um DIREITO DE TODOS, mas infelizmente não é para todos, o uso de um veículo não motorizado não cria STATUS social. Enquanto o povo espera ciclovias, ciclofaixas, ciclorotas etc... - pedalo diariamente por todas a rua e avenidas já existentes em SP, não pago IPVA / COMBUSTIVEL / SEGURO OBRIGATÓRIO / ZONA AZUL / NÃO LEVO MULTA / NÃO PARA EM BLITZ POLICIAL.


Bicicletários para todas as bicicletas, por toda a cidade - não só para as que fazem propaganda de banco!!

Por silvia em 20/11/2012

Vivo no Rio de Janeiro. Por toda a cidade há bicicletários do Itaú, aqueles das bicicletas laranjas com propaganda do banco.
Eu reinvindico que nossa cidade tenha também uma grande quantidade de bicicletários que atendam às outras bicicletas, as nossas bicicletas, que não fazem propaganda de nada.
Porque investir apenas em bicicletários para as bicicletas do Itaú? Os bicicletários poderiam até ter propaganda, mas deveriam SERVIR PARA TODAS AS BICICLETAS!!


Comutação já!

Por Julio Coelho em 24/08/2012

Olá, tomei a decisão de incluir a bicicleta na minha lista de opções de transporte e fazer sempre que possível o uso dela em minhas andanças pelas cidade que vou. Moro na zona norte do Rio de Janeiro e acredito que algo que pode ampliar o uso de bicicletas como meio de traspoete nas cidades é o maior numero de pontos de locação na cidade e diversificar a forma de pagamento, no Rio de Janeiro o BikevRio é por cartão de creditos e definição do comportamento dos meios de transporte públicos da cidade, quanto a comutação.


Quantidade de ciclistas

Por Rodrigo em 10/10/2012

Boa tarde a todos!

Estou realizando uma pesquisa sobre a avenida Luis Carlos Berrini e preciso saber a quantidade de ciclistas que circulam por lá. Alguém poderia me ajudar? Alguma idéia? Saberiam com quem eu poderia falar sobre este assunto?

Grato.


e Por que você não vai de Bike?

Por Rodrigo em 20/07/2012

Boa noite amigos ciclistas!
Meu nome é Rodrigo, sou carioca mas moro em SP a anos. Estava indo para o trabalho de bike, mas no momento não estou mais tendo condições. Motivo: Moro perto do aeroporto de congonhas e trabalho atualmente na Av. Paulista. Não que seja um trajeto longe, mas as subidas que tenho que encarar para chegar na Av. Paulista + o frio de alguns dias desanimaram. Comecei a pensar então: Quais são os motivos para os paulistanos deixarem de andar de bike?
Gostaria de conhecer os motivos das outras pessoas, seria preguiça? frio? só usa a bike de lazer? trabalha muito longe?

E então? Por que você não vai de bike?


Podemos incentivar o Triciclo???

Por Irene em 04/03/2013

Olá Gestores deste site e pessoal da rede,

Aprendi andar de bicicleta quando pequena, tenho pouca experiencia neste veículo. Hoje sou profissional, tenho 50 anos. Como eu, existem muitos... que tal incentivarmos a aquisição e uso de triciclos simples, descomplicados, sememlhante a bicicleta (pouco volumososos) mas com duas rodas atrás para dar estabilidade???
Quem tiver conhecimento técnico nos forneça informações, viabilidade, dificuldade, pois a principal dificuldade da bicicleta, segundo minha experiência é a instabilidade. Um triciclo não cairia facilmente, pararia sobre as 3 rodas e atrairia uma outra faixa eneorme de ususários.

Desejo ouvir as opiniões.

Abraço,

Profª Irene


Bike é Vida !!

Por Pedro Grandi em 31/07/2012

Olá !! A necessidade de um mundo melhor é para todos !! Ando de bike há pelo menos 30 anos, ininterruptamente, sempre a lazer !! Sei muito bem dos benefícios e das alegrias que esta ação me promove, a bike é a liberdade materializada num objeto.

Agora, nosso planeta está doente, junto com ele as pessoas. O ar está mais poluído ! Pessoas estão obesas por conta de sedentarismo. Transporte público é aquela nhaca, pra não dizer o desrespeito de não se ter este a qualquer hora, na madrugada por exemplo. Meu pedido é simples, qualidade de vida, só isso. Moro na zona leste e conheço pelo menos 3 vias que nunca deveriam ter sido projetadas sem uma ciclovia, se nosso país levasse á sério a questão mobilidade. Então fica a minha sugestão, Av. Imperador, Av. São Miguel e Av. Tiquatira devem ter ciclovias !!! O fluxo de veículos é enorme, de bicicletas só os mais corajosos. Tenho certeza que com a construção dessas ciclovias pessoas deixariam de usar seus veículos ou os coletivos e passariam a usar mais bicicletas, ainda que não fossem para ir ao trabalho, seria para melhorar sua qualidade de vida ... assim como a do planeta !!! Srs. futuros prefeitos, acordem !!!



Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: