Blog Vou de Bike

Postado em 9 de June por Eu Vou de Bike

Tags: ,

Bicicleta movida com a força do vento

Em grande parte do mundo, a bicicleta também é usada como meio de transporte de cargas, especialmente na Ásia. Locais como Nepal, Índia, China, Vietnã e muitos outros têm como prática comum o uso do “ciclo-riquixá“, um veículo de tração humana com uma bicicleta adaptada para acoplar um compartimento de carga, formando um triciclo.

Na semana passada, o site da revista Wired publicou o vídeo de um condutor de “ciclo-riquixá” do Nepal que adaptou sua bicicleta com um tambor metálico giratório que usa a força do vento para impulsionar o veículo.

O conceito do “ciclo-ruiquixá” auxiliado pelo vento é muito simples. Enquanto o cilindro gira, ele auxilia na aceleração da bicicleta. O cilindro é conectado às rodas traseiras com uma engrenagem montado na lateral do veículo, aumentando a velocidade consideravelmente quando o condutor pedala contra ou a favor do vento.

Apesar de aumentar o peso total do veículo, o condutor explica no vídeo abaixo que as pás que giram no cilindro deslocam o ar e “empurram” a bicicleta de forma automática.

Assista ao vídeo e veja a adaptação criada para ajudar o condutor:


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: