Blog Vou de Bike

Postado em 19 de September por Eu Vou de Bike

Tags: , , , ,

Dicas para pedalar com o cachorro

Essa dica vai para quem pretende ou gosta de pedalar com o cachorro. É muito comum ver em parques e ruas da cidade alguns ciclistas que aproveitam o passeio diário de bicicleta para levar seus cães para passear. Isso pode ser muito saudável, mas também pode ser prejudicial para o animal e até colocar em risco o ciclista.

Normalmente, o ciclista que leva o cachorro para passear simplesmente amarra a coleira em alguma parte do guidão e sai pedalando. Essa não é a melhor postura. Uma virada brusca no guidão para desviar de algum objeto, por exemplo, pode puxar o cão com muita força para o lado e até lesionar o pescoço do animal.

No mesmo sentido, se o cão for grande e forte e resolver disparar atrás de algum outro animal, por exemplo, é capaz de desequilibrar a bicicleta e derrubar o ciclista.

Uma boa dica para levar cães de todos os tamanhos nos passeios de bicicleta é o Springer Dog Exerciser, uma barra que é colocada na parte traseira da bicicleta, onde há muito mais estabilidade, com uma mola e uma haste flexível para segurar a coleira do cachorro, dando mais liberdade para o animal e evitando qualquer impacto do cão com as partes mecânicas da bicicleta.

Veja no vídeo abaixo como funciona:

O Springer Dog Exerciser é vendido pela internet por US$ 99 no site do fabricante. Uma ótima opção para quem gosta de pedalar com cães.

E uma última dica, talvez a mais importante de todas: você deve sempre se lembrar que o cachorro tem um ritmo diferente do humano, e pode se cansar muito mais rápido. Evite pedalar com cães de pequeno e médio porte, e modere na velocidade do pedal. Cuide bem do seu animal! :)


Comentário

  • Pedalo frequentemente com a minha cachorra e prendo-a não no guidão, mas sim entre a mesa e a cx de direção. É importante lembrar q quem for começar a pedalar com o cão, comece com pequenos passeios e devagar, de preferencia pela calçada. E com o tempo vai aumentando a distância, mas sempre prestando atenção para ver se o cão está bem e nunca se esqueça de levar água.

    Paula
  • Olá !
    Estamos representando no Brasil 2 marca de guia para Pet: WalkyDog e Kranich.
    A grande vantagem de uma guia fixa na bike é a segurança do ciclista e do cachorro.
    O cachorro fica sempre a uma distância segura da bike, não enrosca a guia no guidão e o ciclista pode ficar atento ao caminho.
    O cão muitas vezes acaba puxando a bike, sendo um exercício bem legal.
    Quem quiser conhecer mais detalhes, segue o link:
    http://riobike.wordpress.com/2012/03/14/guia-pet-kranich/

    Thomas riobike.com.br
  • Essa guia pet kranich, e como ela diminui a força de tração do cão, já que a barra é fixa e não tem nenhuma espécie de mola ?

    Narciso
  • Oi Narciso !
    Sim, a guia-pet da RIO BIKE possui uma guia elástica (esta guia é que deverá ser presa à coleira). Então, a guia-pet mantem o cachorro na distância segura, porém se ele puxar a guia elástica absorve o puxão.
    Abraços !

    Thomas riobike.com.br
  • Adestro cães,e este tipo de interação,ciclista e cães,deveria ser bem mais divulgado.Muitas pessoas ainda pensam que pedalar com os cães preso a guia,é uma forma de maus tratos,e que o animal deve permanecer sem guia,portanto,sem segurança pra ele,a qual pode ser atropelado.Este tipo de exercício,faz com que os cães,além de ficarem com uma musculatura bem definida,os deixam muito mais calmos.

    Douglas filhotespw.blogspot.com.br
  • Comprei neste site uma trela muito bacana com amortecedor chamada Cycleash. é da marca Petego! O meu cão nunca tinha andado e habituo-se perfeitamente! Agora é tudo a andar! Vejam os videos no site.

    Rita lojadocao.pt
  • Qual o peso do produto?

    Jordana
  • Onde encontro o Springer Dog Exerciser, para comprar?

    Keicy
  • Meu dog corre comigo do lado da bike, ele é treinado, mas curti muito esse guia para os dogs!

    Luke https://www.youtube.com/watch?v=1FkXccrF8y8
  • CACHORROS: São proibidos na ciclovia.

    Bruno

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: