Blog Vou de Bike

Postado em 21 de February por Eu Vou de Bike

Tags: , , , ,

Escolha e use corretamente o capacete

Apesar de não ser um acessório obrigatório, o uso de capacete como equipamento de proteção individual é muito importante para garantir a segurança do ciclista na hora de quedas. Como geralmente as bicicletas estão associadas a sensação de liberdade e prazer, muitas vezes o uso de capacete dá a falsa impressão da privação de experimentar estas sensações.

Porém a escolha e utilização correta deste acessório pode ser suficiente para salvar sua vida, sem tirar o prazer da pedalada!

Tendo suas primeiras utilizações pelos ciclistas registradas no início do século 19, o capacete como conhecemos hoje surgiu somente por volta da década de 70, quando a fabricante Bell Helmet Company criou o primeiro capacete em poliestileno expandido (EPS), bem mais leve e resistente do que os materiais que o antecederam, em especial o isopor.

No Brasil, esta tecnologia só chegou uma década depois, principalmente com a introdução do Mountain Bike e a abertura das importações.

Atualmente, com o avanço cada vez maior da tecnologia e dos materiais, e com a grande especialização que o ciclismo experimentou, temos uma variedade enorme de preços, utilizações e estilos. Logicamente, isto também aumentou em muito a dificuldade de selecionar um modelo mais adequado para utilização.

Como sempre, necessitamos realizar algumas reflexões e responder algumas perguntas iniciais para que possamos melhor efetuar nossa compra, a saber:

1-) Qual a modalidade de ciclismo eu vou praticar?

Basicamente, temos 3 tipos de capacetes: os totalmente fechados (“full face”), os abertos, que podem ter uma “pala” dianteira ou não, e os aerodinâmicos, além dos infantis.

Normalmente, os do tipo “full face” são utilizados para as modalidades mais “radicais”, tipo o “downhill” ou o “free style”. Os abertos com a pala dianteira são utilizados pelo pessoal do Mountain Bike ou ciclismo urbano e recreacional em geral, e são os mais comuns de se encontrar. E os abertos sem pala são os preferidos do pessoal do “speed”, a turma da estrada. Os aerodinâmicos são utilizados pelos praticantes de triatlo e contra-relógio, onde cada esforço para reduzir o arrasto do ar é bem vindo. E atualmente com o crescimento das intervenções radicais de bike nas cidades, também conhecidas por “urban assault”, é comum vermos ciclistas utilizando capacetes “importados” dos skatistas, que costumam cobrir mais a região da nuca, e dar mais “estilo” ao usuário.

2-) Qual o meu orçamento disponível?

Tenha em mente que quanto mais leve, resistente e arejado for o capacete, mais caro ele será. Se possível, pesquise bastante na net sobre os materiais e tendências para os capacetes atuais. Para termos uma idéia, existem capacetes que possuem uma trama interna de fibra de carbono, tornando-os muito mais leves e seguros. Quanto mais entradas de ar ele tiver, maior será a ventilação, e logo maior o conforto no uso. Porém, tais capacetes de alta performance só vão se justificar em uma competição. Se este não for seu caso, mas seu orçamento permitir, compre o melhor capacete que seu dinheiro possa adquirir. Em caso de um acidente, certamente os prejuízos serão bem maiores que o valor do capacete!

3) Onde comprar o capacete?

Procure uma bike shop que tenha muitos modelos e marcas disponíveis, pois muitas vezes o modelo P (pequeno) de um capacete pode ser maior ou menor que o de outra marca. Experimente todos os capacetes disponíveis no seu tamanho, até encontrar o que te “vista” melhor, em termos de conforto e adaptação. Procure vestir e ficar com o capacete por alguns minutos, pois os inconvenientes nunca aparecem logo que vestimos o capacete. O capacete nunca deve ficar frouxo ou com folga e nem demasiadamente apertado.

Abaixo, acompanhe algumas dicas de como escolher e utilizar corretamente seu capacete:

Acima um exemplo de dois modelos semelhantes de capacete, do mesmo tamanho (P), mas visivelmente com dimensões bem diferentes, pois são de marcas diferentes. Experimente todos os modelos disponíveis: o ideal é que ele encoste uniformemente em toda a sua cabeça.

Invista o tempo que for necessário na seleção do seu capacete. Observe o interior do capacete e veja se todo o sistema de fixação está solto, pronto para a colocação.

Vista o capacete. Posição correta do capacete. O capacete deve ficar de um a dois dedos de distância acima das suas sombrancelhas. E quando olhar para cima, se o seu capacete tiver pala, a borda desta não deve ficar muito visível.

O capacete deve ser colocado o mais baixo possível, para aumentar a cobertura lateral. Assim ele ficará bem encaixado e não balançará se houver um tombo. Observe também que as cintas laterais devem ficar em forma de um “Y”, com o vértice abaixo da orelha. O ideal é termos uma segunda pessoa para nos ajudar nos ajustes das cintas. Com relação ao tamanho da cinta do fecho, a medida ideal é abrir a boca e sentir uma pequena puxada do capacete contra a cabeça, a qual deve ser bem suave. A cinta ainda deve estar posicionada atrás do seu queixo, e não no próprio queixo.

Atualmente, vários modelos de capacetes possuem sistemas de estabilização, que promovem um ajuste fino evitando assim que o capacete fique “sambando” enquanto você passa por irregularidades, por exemplo. É importante observar que ele só funcionará bem se todas as outras cintas estiverem bem ajustadas, com suas regulagens ideais, conforme exposto acima.

Acompanhe abaixo exemplo de um capacete incorretamente selecionado (tamanho maior do que o requerido). Note que mesmo com o ajuste fino, ele ainda balança.

Quando o conjunto todo estiver ajustado, você deve chacoalhá-lo, tentando derrubá-lo para frente e para trás com movimentos bruscos. Se o capacete se mover mais do que um dedo, ou o tamanho dele não é o adequado, ou as cintas devem ser melhor ajustadas.

Outra coisa muito importante é que após uma eventual queda, troque seu capacete, mesmo que este não apresente dano ou avaria visível. Devido ao projeto, sua estrutura se deforma propositalmente para absorver os impactos, daí a necessidade de substituí-lo.

Por isso, nunca compre um capacete usado, e sempre veja se o seu está no prazo de validade, que normalmente vem gravado no interior do capacete.

Atualmente também os grafismos são bem atraentes, sendo inclusive especializados para o público infantil, infanto-juvenil e feminino, tornando o uso do mesmo mais lúdico!

Esperamos com isto colaborar para que o uso do capacete se torne algo tão natural quanto pedalar!


Comentário

  • Muito obrigado pelas dicas. Comecei, há algumas semanas, a utilizar a bicicleta como meio de tranporte aqui em Porto Alegre. Agora ficou mais fácil escolher o capacete ideal.

    Juliano Zarembski
  • Ótimas dicas mesmo!
    Estou iniciando no esporte e já sei como comprar.
    Obrigado e abraço a todos.

    Haroldo Júnior
  • Bom dia, Queria receber, fotos e preços dos capacetes
    Obrigado

    João Rafael
  • […] Eu vou de Bike – escolha e use corretamente o capacete […]

    Importância do Capacete e Óculos no MTB | Mochila Sobre Rodas mochilasobrerodas.com.br/importancia-do-capacete-e-oculos-no-mtb
  • Ando de bike ha algum tempo e decidi comprar um capacete. Porém ao testa lo , sinto que pode ocorrer um risco de enforcamento, caso pegar em algum galho ou algo do tipo, pois apesar de estar firme na cabeça, caso eu puxe ele para trás ele vem, criando uma perfeita forma de enforcamento. Não estou encontrando casos, mas gostaria de entender melhor …

    Terence
  • Valeu pelas dicas.

    Roberto Comini
  • Muito bom. Sempre comento nos faces das marcas de bikes tops, onde aparecem pessoas com fivelas totalmente erradas, para ver se eles fazem isso que você fez. Ensinar a maneira correta de usar o capacete. Parabéns e obrigado.

    Augusto Cesar Nunes Guto nome=face
  • […] SEGURANÇA / Escolha e use corretamente o capacete […]

    Capacetes TAURUS para ciclistas amplia linha | MOTONAUTA … um moto jornal motonauta.com.br/?p=54538
  • PoliestiReno expandido e isopor são a mesma coisa!

    caio
  • Gostei das dicas.

    karlanamagalhaes karlanamagalhaes
  • Obrigado pelas dicas, realmente úteis para quem esta começando.
    Abraços!

    rory voce-theflaneur.blogspot.com.br
  • O meu é bem tradicional e seguro, mas mesmo assim coloquei leds piscantes nele.

    http://youtu.be/rg2cfFnW8KU

    Claiton
  • Comecei a usar minha mtb na cidade e prefiro usar o capacete full face maid pela segurança proteção também caso algo ocorra assim como luvas . Creio que toda a proteção e bem vinda usando também de estilo hahahjaa valeu excelentes dicas…

    Thiago
  • […] 10) Use o capacete de forma correta. Sim, muita gente o utiliza de forma equivocada. Entre os erros mais comuns estão o tamanho incorreto da peça, a falta de ventilação e até (pasmem!) o uso ao contrário do equipamento. Não esqueça de provar o item antes de comprá-lo, além de deixá-lo justo o suficiente para que não fique solto na cabeça. Quer mais dicas? Clique aqui. […]

    10 erros que todo novo ciclista comete ao praticar a modalidade metropoles.com/postpatrocinado/10-erros-que-todo-novo-ciclista-comete-ao-praticar-a-modalidade
  • Favor favor dar seu endereço de loja e comprar a capacete de bicicleta.

    Rosana rosana
  • Obg eu já estava pensando em comprar um usado!

    ITALO MAGNO DE ANDRADE
  • Eu não sabia o quanto capacete erá necessário até sofrer um acidente e bater com a cabeça no chão, não foi nada grave, mas na hora eu apaguei… Hoje em dia só ando com capacete, e lendo o artigo ainda vejo que talvez use o errado, vou procurar trocar o meu. Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco.

    Marco erupcaosexual.net
  • Ando de bicicleta desde sempre (rs) e sei da importância do capacete, infelizmente o que vejo nas ruas é a total falta de preocupação com esse item de segurança. Mas está melhorando. ;)

    Denis denisminchiotti.com.br
  • Qual o melhor modelo de capacete para bicicleta eletricas?

    Marcelo

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: