Blog Vou de Bike

Postado em 25 de April por Eu Vou de Bike

Tags: , , , , ,

Mais estrutura = mais ciclistas!

Nós já mostramos aqui que as cidades que oferecem mais infraestrutura para os ciclistas, como ciclofaixas e ciclovias, acabam atraindo mais adeptos a essa modalidade de transporte. É o que está acontecendo em Nova York e é o que comprova um estudo de John Pucher e Ralph Buehl, da Universidade de Rutgers, de Nova Jersey.

A pesquisa, intitulada “Pedalando para o trabalho em 90 grandes cidades americanas: novas evidências do papel de ciclofaixas e ciclovias” (ufa!), analisa a relação entre a presença de ciclovias e ciclofaixas e o número de ciclistas em cerca de 90 cidades dos Estados Unidos.

Sem surpresa nenhuma, os pesquisadores concluíram que as cidades com um maior número vias próprias para os ciclistas – ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas – têm um manior número de pessoas que vão para o trabalho de bicicleta.

De acordo com os pesquisadores, essa correlação existe independente de fatores como geografia da cidade, clima, condições socioeconômicas, preço da gasolina ou qualidade do transporte público. Ou seja, é possível concluir que essa correlação poderia existir aqui no Brasil e o número de ciclistas seria muito maior se a infraestrutura fosse mais abrangente.

Além disso, a pesquisa mostrou que cidades mais compactas, com menor número de proprietários de carros e mais estudantes tinham um maior índice de uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho.

É aquela velha história de que “se você construir, eles virão“, frase consagrada no filme “Campo dos Sonhos“, com Kevin Costner*:

O estudo completo de Ralph Buehler e John Pucher pode ser lido na íntegra (pdf em inglês) aqui!

– Via TreeHugger

* Opa, o filme é com Kevin Costner, e não com Mel Gibson, como falamos anteriormente


Comentário

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: