Tags:bicicleta, bicicletas, destaque, Rio de Janeiro, transporte, urbanismo
Rio de Janeiro expande projeto Bike Rio
Uma das poucas críticas ao sistema de aluguel de bicicletas do Rio de Janeiro, o Bike Rio, é que ele tem como foco as áreas mais ricas da cidade, especialmente a orla da zona sul do Rio de Janeira, em bairros como Copacabana e Ipanema.
Mas isso está mudando! As bicicletas laranjas que invadiram a orla carioca vão também poder ser compartilhadas, a partir de fevereiro, em estações na Rocinha e em São Conrado.
De acordo com reportagem do jornal O Globo, as estações serão instaladas na Rua Prefeito Mendes de Morais, próximo ao número 1.250, em São Conrado; e na Avenida Niemeyer, altura da Praça das Flores, e no Largo do Boiadeiro, ambas na Rocinha.
A reportagem do jornal carioca mostra que o sistema de compartilhamento de bicicletas no Rio de Janeiro é um sucesso. No último fim de semana, foi alcançada a marca de 119 mil viagens desde o início das operações, em 28 de outubro do ano passado. No último domingo, um recorde: 3.990 mil viagens, em um único dia! No total, mais de 28 mil pessoas já se cadastraram!
Hoje, o projeto Bike Rio te 46 estações funcionando diariamente, das 6h às 22h (poderia ser 24h, né?) e a previsão é que 60 estações, com 600 bicicletas, estejam operacionais até o fim de fevereiro.
“O Programa Bike Rio caiu no gosto do carioca e é um sucesso. É ótimo que cariocas e turistas estejam aproveitando para conhecer o Rio de bicicleta”, disse, em nota, o secretário de Conservação e Serviços Públicos Carlos Roberto Osorio.
Demorou (muito!) para São Paulo copiar essa ideia e começar a incentivar a bicicleta como meio de transporte até para quem não tem sua bicicleta e quer fazer pequenos percursos sobre duas rodas. Imagina se tivesse uma estação perto de cada estação de metrô, na região da avenida Faria Lima, no centro…
9 Comentários Envie seu Comentário
Compartilhar Facebook Twitter