Blog Vou de Bike

Postado em 12 de December por Eu Vou de Bike

Tags: , , , ,

Poesia para conscientizar no trânsito em NY

Bicicleta nova york

A cidade de Nova York, cada vez mais amigável aos ciclistas, iniciou uma campanha de conscientização que usa haikais, aqueles poemas de três linhas de origem japonesa, ilustrados pelo artista John Morse.

As mensagens nos haikais dão dicas de segurança e alertas para o respeito no trânsito. “Eu não estou dizendo nada que você já não saiba. Mas estou dizendo de uma maneira que talvez você nunca tenha ouvido”, afirmou Morse.

Veja alguns exemplos:

Imagine um mundo
em que todos os seus movimentos importam.
Bem vindo a esse mundo

Motorista agressivo.
Pedestre agressivo.
Dois bonecos de teste de acidentes

A porta do carro
se abre ao ciclista.
Um freio forçado.


Clique e veja todos cartazes

Na campanha, 216 cartazes com os haikais foram colocados em postes e áreas movimentadas da cidade com mensagens que pedem respeito e mais segurança no trânsito para os pedestres e ciclistas. O artista John Morse criou 12 mensagens no total, 10 em inglês e duas em espanhol.

A campanha com as mensagens foi promovida e é patrocinada pelo Departamento de Trânsito de Nova York. Segundo Janette Sadik-Khan, comissária de trânsito da cidade, “a ideia é encontrar maneiras da população prestar mais atenção no próximo”. “Os moradores da cidade já não prestam mais atenção em avisos e publicidade, então buscamos alguma coisa com bom humor para chamar a atenção”, disse Janette, em entrevista ao DNAInfo.


Clique e veja todos os cartazes

Bicicletas em Nova York
Desde que assumiu o governo da cidade de Nova York, o prefeito Michael Bloomberg teve como uma de suas principais metas fortalecer o uso de bicicleta como meio de transporte por meio da instalação de várias ciclovias e ciclofaixas na cidade.

Para você ter uma ideia de como a bicicleta se tornou crucial no sistema de transportes da cidade, basta ver o impressionante dado a seguir: nos últimos 4 anos, 410 quilômetros de ciclovias foram construídos em Nova York! O problema agora é convencer os nova-iorquinos que ciclovias são boas para eles, já que muita gente ainda acredita que as ciclovias e ciclofaixas ‘atrapalham’ o trânsito.

– Via Tree Hugger


Comentário

  • essa campanha é um desserviço… em lugar de advertir os motoristas, em lugar de punir os irresponsáveis, continua a velha história de avisar os pedestres do perigo de se meter na frente dos carros. Nojo.

    Tiago Barufi
  • eu queria uma bicicleta gratis porque eu nao tenho condiçao de comprar uma bicicleta nova

    kinho
  • E não é um perigo se meter na frente dos carros? Tiago, vc é o super man?
    Conscientização é para todos. Para o pedestre que é obrigado a dividir a calçada com os cliclistas (por falta de ciclovias), para os ciclistas que não tem espaço próprio na cidade e para os motoristas, principalmente, que tem todo o espaço da rua pra eles e precisam ser lembrados de que mais e mais bicicletas estão nas ruas agora.

    Carol
  • legal kkkkkkk

    leticia leticia02
  • legal kkkkkkk

    leticia leticia02
  • nem li pela cara deve ser chato

    isabela facebook
  • kkkkkkkkkkkkkk
    que chatice

    isabela facebook

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: