Blog Vou de Bike

Postado em 9 de September por Eu Vou de Bike

Tags: , , , , ,

Sistema móvel de aluguel de bicicletas

Um dos problemas dos sistemas de aluguel de bicicletas encontrados em Londres, Paris e até na USP, aqui em São Paulo, é a dificuldade em encontrar locais para construir as estações que disponibilizam as bicicletas ao público. Um projeto da empresa australiana Charlwood Design busca a solução deste problema ao propor estações móveis de aluguel de bicicletas e com energia gerada pelo vento.

Além de gerar sua própria energia, as estações enviam as informações sobre disponibilidade das bicicletas via celular, sem necessitar a instalação de fios. O computador central e a iluminação das bicicletas também é garantido a partir da energia eólica.

As bicicletas propostas no projeto são bem simples, mas seguras e fáceis de manejar. O quadro é de polipropileno moldado, de fácil manutenção, e o selim pode ser ajustado pelos ciclistas para maior conforto. Para garantir a segurança, a bicicleta tem iluminação traseira e frontal.

O mais legal desse projeto é a facilidade de instalação das estações de aluguel de bicicletas. Elas podem ser distribuídas pela cidade de acordo com a demanda e podem ser transferidas de local no caso de algum evento importante, por exemplo.


Estações podem ser transportadas para locais de maior demanda

O aluguel das bicicletas poderá ser feito com um cartão específico ou até via celular. Para incentivar a devolução da bicicleta nas estações, o ciclista que deixar a bike intacta ganha desconto em restaurantes ou um passe de graça de metrô ou ônibus. Interessante, não?


Sinalização na estação indica se há bicicletas disponíveis

– Via Green Diary


Comentário

  • Onde posso conseguir comprar bicicleta personalizada para comprar para empresa que eu trabalho, ficamos no Rio de Janeiro

    Karla Paes

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: