Tags:bicicleta, bicicletas, ciclismo urbano, ciclofaixa, Ciclovia, destaque
Mais cidades “amigas” da bicicleta
Nosso primeiro texto sobre as cidades brasileiras com mais iniciativas para incentivo do uso da bicicleta como meio de transporte gerou comentários positivos e algumas sugestões de inclusão de novas cidades na lista.
>> As cidades do Brasil com melhor estrutura aos ciclistas
Como não temos a pretensão de sermos os “donos da verdade” e como não conhecemos o Brasil inteiro, é muito interessante essa colaboração com internautas de todo o País para mapear o que de melhor está sendo feito por aí. No primeiro texto, nós falamos de São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba, Santos, Aracaju e Afuá.
Veja abaixo mais algumas cidades que apresentam boas iniciativas locais para os ciclistas.
Curitiba
A cidade de Curitiba, capital do Paraná, é conhecida mundialmente por seu planejamento viário, sua qualidade de vida e grandes áreas verdes na cidade. Atualmente, a cidade está em fase de conclusão de seu plano cicloviário, mas já é possível ver algumas ações pontuais que podem incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.
No Dia Mundial Sem Carro, por exemplo, os curitibanos puderam circular pela futura ciclofaixa da Avenida Marechal Floriano Peixoto, que ficou aberta em fase de testes. A ciclofaixa conectará ciclovias da cidade, criando uma rota ligando diferentes partes da cidade.
A elaboração do plano cicloviário faz parte do programa Pedala Curitiba, que também prevê a recuperação da malha cicloviária atual, com sinalização em toda a rede existente. Além da criação de ciclovias, a cidade planeja a implantação de paraciclos, a instalação de bicicletários em locais estratégicos e a adoção de faixas compartilhadas na vida.
A cidade conta ainda com o programa “Pedala Curitiba“, projeto que incentiva a atividade física e o lazer com passeios noturnos e é desenvolvido pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Em média, cerca de 180 pessoas, entre jovens e adultos, participam do Pedala Curitiba. O “Pedala Curitiba” é monitorado por técnicos de esporte e lazer e acompanhado por guardas municipais e agentes de trânsito. Tem mais informações (ou críticas) ao sistema cicloviário de Curitiba? Deixe nos comentários!
Brasília
O trânsito de Brasília, cidade planejada, é conhecido pela educação de seus motoristas, que param na faixa de pedestres mesmo que o farol (sinal) esteja aberto.
A cidade, que tem a geografia bem plana e ideal para a prática do ciclismo, criou o Pedala-DF, um plano cicloviários para incentivar o transporte por bicicleta.
A meta do programa é, até o fim do ano, construir a maior malha cicloviária da América Latina, com 600 km de extensão. Atualmente, a cidade tem apenas 42 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e dificilmente deve cumprir a meta até o fim do ano. Mas é possível perceber uma movimentação na cidade pelo maior uso das bicicletas como meio de transporte.
Além das ciclovias, a cidade tem instalado bicicletários e paraciclos nas principais estações de metrô e terminais de onibus para incentivar a comutação dos residentes das cidades-satélite. Tem mais informações (ou críticas) ao sistema cicloviário de Brasília? Deixe nos comentários!
Porto Alegre
Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, também tem um Plano Cicloviário. A lei que prevê a criação de novos trechos de ciclovia na cidade foi sancioada em 2009.
A meta do plano cicloviário de Porto Alegre é a criação de uma rede de 495 quilômetros de extensão de ciclovias e ciclofaixas para garantir a bicicleta como meio de transporte para cerca de 200 mil habitantes. Além disso, a cidade conta com alguns investimentos privados, como a ciclovia implementada pelo BarraShopping Sul na avenida Diário de Notícias.
“O Plano Cicloviário está legitimando a bicicleta como novo meio de transporte na cidade. Mas ainda precisamos trabalhar na conscientização da população”, avaliou o presidente da Associação dos Ciclistas da Zona Sul, Paulo Roberto Alves, o Lagartixa, em entrevista ao site da Prefeitura. Veja o mapa do Plano Cicloviário de Porto Alegre. Tem mais informações (ou críticas) ao sistema cicloviário de Porto Alegre? Deixe nos comentários!
9 Comentários Envie seu Comentário
Compartilhar Facebook Twitter