Blog Vou de Bike

Postado em 1 de June por Eu Vou de Bike

Tags: , , ,

Um passeio pelas ruas de Toronto

Já mostramos aqui alguns vídeos de Copenhague e Utrecht, cidades europeias que têm grande respeito aos ciclistas e muitas políticas públicas de apoio a essa modalidade de transporte. Mas não pense que só é possível ir de bike ao trabalho ou à escola em cidades tão civilizadas.

No vídeo abaixo, um ciclista canadense gravou um percurso por ruas movimentadas de Toronto, com pouco uso da faixas especiais para ciclistas ou ciclovias separadas do trânsito de veículos.

O resultado é o compartilhamento da via pública com os motoristas. A principal diferença para as cidades brasileiras é o respeito dos motoristas pela bike.

Em seu blog, o autor do vídeo destaca: “Espero que este vídeo mostre para as pessoas que pedalar pela cidade não é tão perigoso como parece”.

Assista ao vídeo:

Em breve, a equipe do Eu Vou de Bike deve começar a gravar os percursos que fazemos pela cidade de São Paulo. Se você tiver algum vídeo semelhante, deixe o link aqui nos comentários que divulgaremos aqui no blog!


Comentário

  • Bem, como vc mesmo disse a diferença é q as pessoas respeitam os ciclistas, beeem diferente da maioria das cidades do Brasil. Uma pena que aqui em SP, na maioria das vezes, a gente não pode andar de bike no dia a dia sem que apareça um motorista psicopata.

    Lu
  • Sou Brasileiro e moro em Budapeste ( Hungria) ha dois anos. Sempre que dá vou ao trabalho de bike. So nao vou quando chove, neva ou quando faz MUITO frio. Tenho sorte que tem ciclovia em 95% do meu caminho, mas nao e a cidade toda que tem ciclovia ainda. Existe uma campanha intensa para as pessoas usarem a bike. Uma delas, a minha favorita é a ” bringazz a Munkaba” que significa algo como ” Biclicleteie pro Trabalho” Veja o link no meu blog de dois filmes da campanha : http://megvilagosodas.blogspot.com/2010/05/hosszu-het-rovid-hetvege-fordits.html.

    Eduardo megvilagosodas.blogspot.com
  • Para vivermos em sociedade temos que cumprir nossos direitos e deveres.
    No Brasil a educação é precaria,a leis deficientes .
    Pedalar no Brasil de segunda a sexta feira é suicídio,loucura…
    PEDALAR NO BRASIL É UMA REALIDADE MTO DISTANTE.

    Tatiane Jensen
  • Vez por outra S… Afficher davantageão Paulo divulga notas de ampliações de ciclovias, mas na prática é uma mera extensão –de qualidade questionável– viável somente para lazer. Ainda, é preciso melhorar muito a mentalidade dos motoristas e dos possíveis ciclistas para que as bicicletas pudessem ganhar as ruas.
    É preciso muito engajamento pra manter a bike como seu meio de transporte aqui.Seria espetacular ter uma qualidade de traçados e revestimentos de ruas como em Toronto.
    Assim as ciclovias seriam menos urgentes :)

    Marcos Paulo
  • Esse é um vídeo que fiz quando eu e mais três amigos, que pedalam aqui em Belo Horizonte, estávamos de férias em Buenos Aires. Lá, alugamos bicicletas (las naranjas) para fazer um passeio de conhecimento da cidade. Nesse, o bairro La Boca é o destaque, junto com o estádio do Boca Juniors, o La Bombonera. Buenos Aires também é uma cidade em que o pedal é de bastante utilidade e onde é possível pedalar numa boa. No vídeo, eu estou filmando em cima de uma bike de dois lugares. A qualidade não é muito boa, mas dá pra ter uma noção e divertir um pouco. Observação muito importante: sempre use capacete. Não usamos porque não tinha nenhum jeito. Abraços e parabéns pelo blog. É muito legal!

    link: http://video.google.com/videoplay?docid=-67143607422696799#

    Alan Terra umquefaltava.blogspot.com
  • […] This post was mentioned on Twitter by Lucas Pitta, euvoudebike.com. euvoudebike.com said: Canadense coloca câmera no capacete e mostra que não precisa de ciclovia ou ciclofaixa para pedalar na cidade: http://bit.ly/dhBGxt […]

    Tweets that mention Eu Vou de Bike » Um passeio pelas ruas de Toronto — Topsy.com topsy.com/trackback?utm_source=pingback&utm_campaign=L2&url=euvoudebike.com/2010/06/um-passeio-pelas-ruas-de-toronto
  • Olha aqui eu indo para o trabalho (na época o trajeto era entre Vila Mariana e Faria Lima), em um dos dias mais “inspirados”, quando ia de Speed e por dentro do túnel Ayrton Senna! Definitivamente não recomendável para os iniciantes, ou quem não tem uma bike que desenvolva boa velocidade…

    http://www.youtube.com/watch?v=ou9jODJFgnk

    Hernani
  • Pedalar todos os dias para o trabalho é tão possível quanto ir de carro. A questão da cultura é importantissima, dos dois lados da relação ciclista-motorista. Quantas vezes não vi ciclistas pedalando na contramão ou furando sinais vermelhos. Como pedir a um motorista que porte-se com respeito se muitos de nós não respeitamos nada. Concordo que não precisamos de uma grande infraestrutura cicloviaria, talvez apenas ciclofaixas já resolvessem, para lembrar aos demais que existe lei, exige-se ordem, e os infratores deveriam ser severamente punidos, de ambos os lados! Mas o centro de tudo está na formação de cada um. Se queremos que a coisa mude, vamos dar exemplos. Vamos respeitar o CTB e cobrar que ele seja respeitado pelos demais. Vamos nos portar com seriedade, não porque a nossa vida está em risco ao pedalar, mas porque a lei assim o exige ao dirigir e pedalar. Pedalar no trãnsito não é uma atividade de lazer. Assim como dirigir nele não é a mesma coisa que se faz numa corrida de carros. E é aquela coisa do marketing: 1 ciclista pedalando errado, arranja 10 motoristas contra ele. 1 ciclista pedalando certo, só traz 2 motoristas para o lado dele! Vamos dar exemplos e continuar lutando pelo nosso espaço.

    Rogério Leite pedalandoeolhando.blogspot.com
  • Quem dera se o transito do rio fosse assim! Sem dizer nos motoristas de ônibus, taxi e de carros de passeio nunca nos respeitam! Os que utilizam bicicleta como meio de transporte deveriam ter abatimento no IR uma vez que não polui e não consome gasolina!

    Ana Carolina
  • […] No Brasil, já existem algumas iniciativas das Prefeituras para melhorar as condições para os ciclistas que pedalam nas cidades.  Porém, a maioria das cidades brasileiras ainda estão longe de ter condições boas e seguras para os ciclistas circularem no trânsito urbano. Nós já publicamos aqui alguns exemplos de cidades no mundo onde as bicicletas convivem perfeitamente com os carros e ônibus (Copenhague, Utrecht, Toronto). […]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Ciclovias & Ciclofaixas euvoudebike.com/2010/07/ciclovias_ciclofaixas
  • […] aqui nos comentários, esses vídeos já haviam sido sugeridos aqui mesmo no Eu Vou de de Bike, nos comentários de um post sobre Toronto. Falha […]

    Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Húngaros vão de bicicleta ao trabalho euvoudebike.com/2010/07/hungaros-vao-de-bicicleta-ao-trabalho

Comente Você Também

Para publicar seus comentários aqui com seu Avatar, cadastre-se no: